quinta-feira, 28 março 2024
Início Cidades Sorriso – Pavimentação da MT-560 será licitada dia 17 de dezembro

Sorriso – Pavimentação da MT-560 será licitada dia 17 de dezembro

0
72
Prefeito recebeu a notícia em agenda na Sinfra

Ainda na manhã de terça-feira (7 de dezembro), na capital do Estado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira. Mais que uma reunião produtiva, uma boa notícia nesta fase de encerramento de 2021: a pavimentação de 54,03 km da MT-560, no trecho entre Sorriso e Tapurah, será licitada no dia 17 de dezembro.

De acordo com dados da Sinfra, o valor balizado para a empreitada é de R$ 57.151.401,84 e o Governo do Estado deve arcar com 100% dos custos. “Foi um trabalho intenso de sensibilização, mobilização dos proprietários da região, que arcaram com os custos do projeto, e uma série de idas e vindas à capital para vermos esse processo andando”, comenta o prefeito, destacando o empenho da equipe da Secretaria da Cidade (Semcid) neste processo.

Para organizar estes processos, canalizar ações e trabalhar coletivamente para avançar no fortalecimento da cadeia logística do Município, foi instituído, por meio do Decreto 582/21, o Comitê Pró-logística, que conta com representantes do Executivo, Legislativo, e instituições classistas, como o Sindicato Rural de Sorriso, a Aprosoja, e a OAB.

A mudança de cenário das vicinais sorrisenses, em que o asfalto preenche as estradas de terra, segue ganhando força no Município, visto que, há uma semana exatamente, no dia 30 de novembro, a Prefeitura emitiu a ordem de serviço para começar o serviço de sinalização na MT-485, que está quase 100% pavimentada no trecho de 34,46 km, bem na região de divisa com Santa Rita do Trivelato.

Para esta empreitada, Estado, Município e produtores somaram esforços. “Não há como não pensar neste processo de forma isolada, visto que pavimentar nossas vicinais é uma condição indispensável para o crescimento sustentável não só de Sorriso, como de toda a região, e, consequentemente, de todo o Estado”, aponta Ari, lembrando que Sorriso é corredor logístico para todo o país.

Mesmo que, a princípio, o benefício seja visto diretamente pela classe produtora, é inegável o “ganho encadeado” que a mudança propicia, destaca o gestor. “É um acesso mais fácil aos serviços de saúde, seja por quem mora nas fazendas, ou em municípios vizinhos e busca atendimento em Sorriso; da mesma forma o acesso à educação se torna mais confortável e sim, os caminhoneiros e os produtores rurais passam a ter mais segurança e mais conforto em sua rotina diária”.

Autor: Nádia Mastella
Crédito de imagem: