A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está promovendo ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, nas unidades escolares. O objetivo é alçancar o máximo de estudantes da rede municipal de ensino.
A foto publicada nesta reportagem mostra uma recente ação realizada no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no bairro Tessele Junior, com a participação de dezenas de alunos da pré-escola.
Fazem parte da programação aulas teóricas sobre as espécies do mosquito Aedes (mais de 300) e a importância da eliminação dos criadouros do inseto, além da entrega de panfletos com informações sobre como identificar pontos de reprodução do mosquito e como combatê-lo.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Miriam Campos, disse que a vida do mosquito Aedes é cíclica, por isso é importante se atentar aos cuidados necessários com a casa. “Informar as crianças é mobilizar também as famílias e a comunidade, porque elas são multiplicadoras da informação e acabam sendo fiscalizadoras dentro das suas residências e até dos bairros.”
Além da ação no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, a equipe atua – conforme cronograma – em diversas unidades municipais de ensino da cidade.