Lucas do Rio Verde foi um dos municípios que participou da audiência pública sobre a Ferrovia de Integração Estadual na manhã desta segunda-feira (13). O ato solene foi realizado em Cuiabá, com transmissão para os municípios que estão no traçado definido pela empresa Rumo.
No município luverdense, o prefeito Miguel Vaz fez as entradas ao vivo durante o debate e as autoridades assistiram a transmissão na Câmara de Vereadores.
Iniciada pontualmente às 9h, a audiência tratou sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), feito pela empresa que vai operar a ferrovia. Os documentos estão disponíveis no site: http://www.ferroviamt.com.br/audiencia-publica/.
Durante o encontro virtual, os engenheiros da concessionária explicaram pontos importantes para a implantação da ferrovia, entre elas, os principais impactos positivos. Segundo a apresentação, a chegada dos trilhos melhora a condição do ar por conta da redução no trânsito de veículos nas estradas, além de uma possível diminuição no atropelamento de fauna nas rodovias.
O documento também considera o ganho socioeconômico, como geração de emprego e renda, incremento no mercado de bens e serviços no período de obras, aumento na arrecadação tributária, além do aumento da eficiência no escoamento da produção regional.
Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, enaltece os ganhos para a região. “Estamos preparando a cidade para receber esses investimentos. A ferrovia deve chegar ao município em 2028 e, até lá, nós temos que traçar os objetivos, olhar para a conexão da região urbana com esse projeto ferroviário. Assim que definidos esses pontos, o Município vai fazer as ações para interligar com a rodovia e preparar as pessoas para aproveitarem as oportunidades”, destacou o gestor.
O presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Antônio Lira, lembra que a ferrovia vai beneficiar também os caminhoneiros. “A chegada dos trilhos vai ser fundamental para desafogar essa logística do transporte da nossa produção. Os caminhoneiros também vão ganhar, diminuindo a distância, mas aumentando esse transporte na região e, por consequência, melhorando o frete”.
A transmissão pode ser conferida no canal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema Mato Grosso.
Questionamentos poderão ser enviados no período de até 30 dias depois da realização da audiência, sendo encaminhados para o e-mail: [email protected].