Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população geral em relação ao HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde de Lucas do Rio Verde inicia a programação da Campanha Dezembro Vermelho, com testagem rápida e orientações nos PSFs.
Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, a médica Fernanda Heldt Ventura, o objetivo principal da campanha é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS e da sífilis para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada.
Outra intenção é reduzir o contágio do vírus, em especial a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto e/ou amamentação.
No decorrer da campanha, também haverá distribuição de preservativos, informativos impressos e a realização de orientações referentes ao assunto.
Na programação ainda serão realizadas palestras, rodas de diálogo e ações itinerantes.