Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Comitê Olímpico do Brasil forma novos atletas em Programa de Transição de Carreira

Seminário de Encerramento do Instituto Olímpico Brasileiro

Após seis meses de encontros, novos aprendizados e trocas de experiências, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) acaba de formar dez novos ilustres alunos, da oitava turma do Núcleo de Atletas em Transição de Carreira, do Programa de Carreira do Atleta (PCA): Bruno Fontes (vela), Camila Fama (wresling), Daienne Lima (ginástica de trampolim), Guilherme Cezário (taekwondo), Henrique Precioso (taekwondo), Íris Sing (taekwondo), Maria Portela (judô), Raphaella Galacho (taekwondo), Talisca Reis (taekwondo) e Williames Santos (karatê).

Cada vez mais conscientes sobre a importância da transição de carreira, os atletas finalizaram seus estudos com a realização do Seminário de Encerramento, que teve a participação de especialistas da área de empreendedorismo, comunicação e coaching. Ao final da sessão, os alunos puderam compartilhar suas experiências nesta jornada de transição e receber os resultados do programa.

“Foi muito esclarecedor. Em diversos momentos me auxiliaram nas tomadas de decisões. Eu me senti confortável, agradecida e feliz pelo auxílio e direcionamento”, contou a judoca Maria Portela, que participou de três edições de Jogos Olímpicos, sendo a última em Tóquio 2020.

“O curso me levou a buscar capacidades que vão além do esporte, agregando com tudo o que apresentei e aprendi em minha jornada esportiva como atleta”, afirmou Guilherme Cezário.

Realizado em formato online, devido à pandemia da COVID-19, o curso contou também com a participação de três orientadores: o coach e atleta olímpico de vôlei Antônio Carlos Moreno e os coaches assistentes Arnaldo de Oliveira, medalhista olímpico nos 4x100m rasos, e Rodney Saraiva, treinador de taekwondo.

Ao longo do semestre, o curso possibilitou que o atleta se planejasse e se preparasse de maneira adequada para a transição de carreira, aprendendo a identificar seus pontos fortes e fracos. O resultado final é o desenvolvimento de um Plano de Carreira Individual, com suporte personalizado ao atleta, de acordo com seus objetivos e necessidades.

“Pensar nesse momento de transição de carreira, que pode ser realizada a médio e longo prazo, exige planejamento e dedicação. O COB, através do Programa de Carreira do Atleta, do IOB, dá oportunidade e ferramentas importantes que vão ajudá-los. Esse apoio visa que eles conquistem o mesmo sucesso que tiveram no esporte no futuro ingresso no mercado de trabalho”, disse o diretor-geral do COB Rogério Sampaio.

Entre os medalhistas olímpicos e mundiais que já passaram pelo IOB estão: Fabi Alvim (vôlei), Emanuel Rego e Adriana Behar (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo moderno), Daiane dos Santos (ginástica artística), Maurren Maggi (atletismo), Nalbert Bitencourt (vôlei), Fabíola Molina (natação), Natália Falavigna (taekwondo) e Sarah Menezes (judô).

Conheça o Programa de Carreira do Atleta (PCA)   

O Programa de Carreira do Atleta oferece condições e ferramentas para o planejamento e a preparação dos atletas, desde a iniciação da carreira esportiva de alto rendimento até a fase de transição para o mercado de trabalho. O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.

Fonte: Redação com Inf. COB
Seminário de Encerramento do Instituto Olímpico Brasileiro

Sair da versão mobile