A Escola de Saúde Pública Municipal – ESPM de Lucas do Rio Verde recebeu, nesta quarta-feira (1º), a visita técnica de membros da Secretaria de Saúde de Sinop, cidade vizinha, que estiveram no local para conhecer como foram os processos de criação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
A visita da equipe se deu, entre outros motivos, devido à implantação da Raps no município de Lucas. De acordo com a coordenadora da ESPM, Tatiani Lima, receber a visita da equipe de Sinop é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido. “É muito gratificante receber essa equipe e poder servir de exemplo, contribuindo para a futura implantação da Raps lá em Sinop. A troca de experiência é de suma importância para fortalecer o trabalho em rede na saúde mental”, declarou.
A Escola de Saúde Pública Municipal está sendo uma referência para outros municípios do estado de Mato Grosso. “Lucas do Rio Verde avançou muito nessa área e nós estamos aqui para adquirir conhecimento e saber mais sobre as novas práticas de saúde mental, conforme a reforma psiquiátrica. Ficamos muito felizes e satisfeitos”, enfatizou a coordenadora da saúde mental de Sinop, Elcinéia de Paiva.
Durante a visita técnica, que também contou com a participação da assistente social de Sinop, Mara Meyereles, a equipe de Lucas ainda falou sobre o início da Raps no município e quais foram os principais desafios enfrentados. “Valeu a pena cada esforço. Estamos à disposição para dar suporte a outros municípios também”, finalizou a coordenadora da ESPM, Tatiani Lima.
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior