Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Pessoas com sintomas gripais lotam hospitais de Lucas do Rio Verde

90% das pessoas que buscam atendimento no PAM estão com sintomas gripais — Foto: Cristian Miranda/TV Centro América

O município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, registra aumento considerável nos casos de pessoas com sintomas gripais que procuram atendimento no Pronto Atendimento Municipal e no Hospital São Lucas. As unidades de saúde da família passaram a atender casos de Covid-19 e sintomas gripais para desafogar a rede.

A secretaria de saúde do município, Fernanda Ventura, contou que a cidade atendia 250 pessoas por dia, agora são 500 pessoas. Destaca que, por conta da demanda, o número de médicos para atendimentos saltou de quatro para seis profissionais no PAM. Além disso, aumentou o número de profissionais de enfermagem e na distribuição de medicamentos.

O PAM funciona entre 6h até 00h, e os casos graves são atendidos imediatamente. Já os casos leves são atendidos em até quatro horas, segundo a prefeitura. 90% das pessoas que procuram atendimentos estão com sintomas gripais.

Já o Hospital São Lucas, que é filantrópico e atende pelo SUS, disse que registrou aumento de mais de 200% no número de pacientes com sintomas gripais.

A unidade afirma que está reforçando a equipe médica para atender a demanda, que aumentou nos últimos 10 dias. O São Lucas informou que a espera está acima do normal.

Por Thiago Andrade e Cristian Miranda, g1 MT

Sair da versão mobile