A Delegacia Especial de Fronteira (Defron), da Polícia Civil, recebeu nesta semana equipamentos táticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA).A delegada Judá Maali Marcondes, que responde pela unidade policial especializada, recebeu os equipamentos em Campo Grande (MS).
Os equipamentos contribuem para a atuação dos policiais que atuam na segurança de divisas entre estados e nas fronteiras entre países sul-americanos. Mato Grosso é uma das unidades federativas com a maior fronteira com a Bolívia, por exemplo. São mais de 700 km de fronteira seca e alagada entre o estado e o país vizinho.
A Defron recebeu quatro binóculos de visão noturna, cinco placas balísticas e capacetes balísticos. “Esses equipamentos são fundamentais para o exercício dos profissionais na zona fronteiriça de Mato Grosso, que atuam na repressão aos mais diversos delitos, especialmente, o tráfico de entorpecentes”, destacou a delegada Judá Maali.
Na cerimônia realiazada na segunda-feira (20.12), em Campo Grande, o Ministério da Justiça finalizou a entrega dos equipamentos contemplando os estados de Mato Grosso Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre.
O Programa Hórus-Vigia, da Secretaria de Operações Integradas, adquiriu 73 óculos de visão noturna, 73 capacetes, 234 placas de proteção balística e 248 kits de atendimento pré-hospitalar tático para os quatro estados.