Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz Ribeiro, apresentou ao reitor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Prof Evandro Soares, o resultado da pesquisa realizada junto à comunidade para a escolha dos cursos que serão implantados no nosso campus.
“Foi uma ótima reunião, os cursos mais solicitados pela comunidade foram psicologia, medicina veterinária, farmácia e as engenharias. Estamos discutindo quais cursos serão implantados inicialmente”, disse Miguel.
O reitor ainda sugeriu ao chefe do executivo luverdense um novo formato de curso, chamado Bacharelado Interdisciplinar, em que os acadêmicos cursam uma base curricular comum e depois do término (três anos), eles escolhem a área específica dentro das opções ofertadas e concluem o curso. “Esse modelo de ensino é utilizado nos Estados Unidos e em algumas universidades do Brasil. Na próxima quinta-feira (16), iremos conhecer o funcionamento do sistema na UFMT de Várzea Grande”.
RESULTADOS DA PESQUISA
O resultado da pesquisa direcionada à população contou com 2.292 respostas, sendo a maioria do público com idades entre 19 a 25 anos (24%), apontou que Psicologia foi o curso de maior interesse do público geral (36,5%), seguido de Medicina Veterinária (31,6%) e Engenharia Agronômica (23,3%).
A população também pode contribuir com sugestões de cursos, sendo Medicina, Direito e Enfermagem os com mais indicações espontâneas.
Já na pesquisa direcionada a empresários – total de 149 participantes –, o curso de maior interesse foi Engenharia Agronômica (46%), seguido por Engenharia de Agronegócios (40,3%) e também Medicina Veterinária (35,6%).