Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta população sobre cuidados para evitar dengue, zika e chikungunya

0
194
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta os moradores quanto à importância de manter quintais limpos para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

De acorco com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Miriam Campos, este ano, houve 226 casos suspeitos de dengue, dos quais 122 foram considerados positivos, 35 descartados e 69 estão em análise. Em relação à zica, há duas notificações. Nenhum óbito foi registrado até o momento e não houve caso de chikungunya no município em 2021.

 

“É importante que os moradores se conscientizem em manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas ”, orientou Miriam.

 

Para evitar a proliferação do mosquito, a coordenadora ressalta ainda o trabalho ininterrupto dos agentes de endemias, com a vistoria nas residências e a nebulização, principalmente, nos pontos considerados com foco do mosquito.

 

Miriam explica também sobre a importância dos moradores utilizarem repelentes. “Alertamos que, mesmo aquelas pessoas que já contraíram a doença em outro momento, podem se contaminar novamente com a dengue”, lembrou.

 

Segundo a Lei Federal 8.080/90, que institui o Sistema Único de Saúde (SUS), a responsabilidade com a saúde é um dever do estado e também do cidadão.

 

As denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número 3548-2508.