A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou as instalações da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) – Container de Castração e, com isso, deu início nos cadastros para solicitação de castração dos animais. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da Prefeitura.
As instalações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (29), com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o vereador Wlad Mesquita, representando a Câmara Municipal, Thaiana Rezende Bertoldo, representando a Alpatas, além da imprensa, servidores municipais e representantes de entidades.
De acordo com a pasta, a grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos (Lei nº 2540/2016).
O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).
“Essa já uma reivindicação de longa data e, através das campanhas de vacinação, conseguimos acompanhar o crescimento da população de animais no município. Só temos a agradecer a Alpatas, que irá ajudar e muito o poder público com essa grande necessidade”, celebrou Marcio Pandolfi.
“Foi um processo bem longo, estamos trabalhando desde o início do ano, tivemos idas e vindas de documentos, atraso nas licitações por parte das empresas, que ficaram sem alguns equipamentos por conta da pandemia, mas deu tudo certo no final”, explicou Suzana Romancini.
O projeto de castração de cães e gatos atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.
Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Alpatas.
Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.
O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.
“Esse é um trabalho de várias mãos, agradecemos todos os envolvidos na causa animal e as pessoas que estão voltadas à causa, pessoas guerreiras, por isso trabalhamos na criação dessas políticas públicas, como é o caso da entrega desse espaço, tão esperado por todos”, disse o vereador Wlad.
Através da castração, uma série de problemáticas causadas pelo descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo maior bem-estar aos animais e à população.
As obrigações do tutor do animal para realização da cirurgia e demais orientações estão disponíveis no Site da Prefeitura. Os documentos obrigatórios para apresentação no dia do agendamento são RG / CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, registro do Cadastro Único (CadÚnico).
O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604.
COMO FAZER O CADASTRO
No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site ou ainda na aba “Fala Cidadão”, do lado direito da tela. Em seguida, clicar na opção “Portal Lucas Cidadão”.
Ao ser redirecionado para a página “Portal Lucas Cidadão” clique em “Serviços” e depois em “Castração Cães e Gatos”. Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).
Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.
Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque