“Estamos sempre atuando no trecho, seja de maneira preventiva ou também para arrumar algum estrago que possa ter sido provocado por uma chuva muito forte, ou pela passagem de algum veículo mais pesado”, destaca o secretário de Transportes, Leonir Capitânio, reforçando que assim que as máquinas encerram o serviço em um ponto, já começam a roncar em outro.
Trabalho integrado
Neste trabalho, manter contato direto com os produtores rurais é indispensável. “Estamos sempre fazendo juntos este trabalho, com parceria desde o planejamento das ações, até à execução”, comenta o adjunto da pasta, Emerson Farias, lembrando que todas as ações são partilhadas entre os integrantes Conselho Municipal do Fundo de Transportes e Habitação (Fethab).
Renovação da frota
Para permitir que o trabalho executado pela Semtra esteja no mesmo compasso das demandas apresentadas, a Prefeitura deu continuidade ao processo de renovação o parque de máquinas com um investimento global de R$ 4,5 milhões. No pacote, estão inclusos seis caminhões, duas retroescavadeiras (uma de pneus e uma de esteira), um caminhão-pipa e uma patrola.
Foco na pavimentação
Ao mesmo tempo, seguem em andamento as iniciativas para, gradativamente, ir mudando o cenário das vicinais, deixando pra trás a “poeira vermelha, poeira, poeira do meu sertão”, para engrenar na “marcha do progresso”, “com muitas pontes sobre os rios e asfalto nas estradas”. Somente neste ano, duas pontes de concreto foram edificadas sobre o Rio Celeste, uma na Estrada Sodema e uma na Estrada Rodeio.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, informa que, para 2022, a tendência é seguir “tocando em frente” este processo. “É um processo gradativo, que demanda trabalho conjunto, em que o foco é trazer mais segurança e bem-estar a todos que passam por nossas estradas e garantir os alicerces para que Sorriso possa continuar crescendo de maneira sustentável”, comenta.
Na quarta-feira (1.º), teve início o processo de licitação para a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada Linha Norte, com 25 metros de extensão por 6,30 metros de largura, onde devem ser investidos R$ R$ 867.917,89.
Por meio da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e produtores, a MT-485 está sendo pavimentada em um trecho de 34 km, na região do Morocó. Na fila, aguardando asfalto, está a MT-490, lembrando que na MT- 560 e na MT-222 o processo também está avançado.
Em outra frente de trabalho, por meio do Agroestradas, o Governo do Estado propôs um acordo simples, o de viabilizar o asfalto nas estradas que já contam com projeto, com o aporte de 50% dos recursos garantidos pelo Executivo estadual. O restante deve ser dividido entre Prefeitura e proprietários, que devem estar devidamente organizados em associações.
Autor: Nádia Mastella
Crédito de imagem: Semtra