Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Futebol de base: relembre os campeões do Brasil em 2021

Palco de grandes embates e jogos emocionantes, as competições de base do futebol brasileiro brilharam mais uma vez em 2021. Ao todo, foram oito campeonatos que movimentaram as categorias de base de clubes de todo o país. Vamos relembrar agora os campeões da última temporada no futebol brasileiro!

No Brasil, a categoria mais jovem do futebol masculino é a Sub-17. E ela foi completamente dominada pelo Flamengo em 2021. O Rubro-negro conquistou os dois torneios nacionais da categoria: a Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileirão Sub-17. Com isso, o Rubro-negro levou, de quebra, o título da Supercopa Sub-17, que não precisou ser disputada pelo clube já ter, com suas próprias conquistas, unificado o posto de supercampeão do Brasil.



Após conquistar Brasileirão e Copa do Brasil da categoria, Flamengo recebeu a taça da Supercopa Sub-17
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A categoria Sub-20 apresentou uma gama maior de campeões. Na primeira metade do ano, o Coritiba derrotou o Botafogo na decisão e foi campeão da Copa do Brasil Sub-20. Na reta final da temporada, foi a vez do Internacional erguer um título: o Brasileirão Sub-20. Na Supercopa Sub-20, que reuniu as duas equipes, o Colorado superou o Coxa e ficou com a taça.

Ainda na mesma faixa etária, a Copa do Nordeste Sub-20 foi decidida no mês de dezembro, com o título do Vitória. O Leão levou a Copa do Nordeste Sub-20 em quatro das últimas sete temporadas, dominando a lista de campeões da competição.

Por fim, há ainda o Brasileirão de Aspirantes, que reúne elencos formados por atletas majoritariamente sub-23. A competição serve para aproveitar os jogadores que “estouram” a idade da base e para a atividade das equipes de transição. Nela, quem levou a melhor foi o Grêmio, que derrotou o Ceará na final.

Os campeões da base do futebol brasileiro em 2021

Brasileirão Sub-20

Internacional

Copa do Brasil Sub-20

Coritiba

Supercopa Sub-20

Internacional

Brasileirão Sub-17

Flamengo

Copa do Brasil Sub-17

Flamengo

Supercopa Sub-17

Flamengo

Brasileirão de Aspirantes

Grêmio

Copa do Nordeste Sub-20

Vitória

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Thais Magalhães/CBF

Sair da versão mobile