Ícone do site Hora 1 MT

Covid-19 | Isolamento social para casos leves e moderados diminui de 10 para 7 dias

Foto: Ascom Prefeitura / Rayan Nicacio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que o Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (10), a redução do tempo mínimo de isolamento social para pessoas com quadros leves e moderados de Covid-19. O período cairá de 10 para 7 dias, caso o paciente não tenha sintomas há, pelo menos, 24 horas.

 

O período pode cair para 5 dias, caso a pessoa não tenha sintomas respiratórios, febre, não esteja usando medicamentos por 24 horas e tenha resultado do exame RT-PCR ou antígeno negativo.

 

Se o exame for positivo, é preciso seguir o período de isolamento até o 10º dia.

 

O Ministério da Saúde reforça a importância de utilizar de máscaras de proteção, evitar aglomerações, bem como não ter contato com pessoas dos grupos de risco.

 

No início da pandemia, a orientação era de manter a quarentena e distanciamento de outras pessoas, inclusive da mesma casa, por 14 dias. Depois, o período caiu para 10 dias. A nova diretriz do Ministério da Saúde acompanha a atualização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América.

 

A mudança foi motivada pelas evidências científicas já conhecidas, que demonstram que a maior parte da transmissão do vírus Sars-CoV-2 ocorre no início do curso da doença, geralmente 1 ou 2 dias antes do início dos sintomas e 2 ou 3 dias depois.

 

Hoje, o teste de Covid é feito em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde. Caso positivo, o paciente é encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal – PAM.

Vai viajar?
A Saúde orienta as pessoas a não viajarem durante o período de isolamento de 5 dias após o início dos sintomas. Depois desse período, a recomendação é fazer o teste para detecção do vírus e só viajar se o resultado for negativo, sem sintomas.

 

Caso não seja possível realizar o teste, a orientação é adiar a viagem por pelo menos 10 dias a contar do início dos sintomas.

Chegou de viagem?
Em caso de qualquer sintoma gripal, a pessoa deve se isolar e procurar atendimento médico para avaliações necessárias.

Sair da versão mobile