Ministério vai distribuir 28 milhões de testes rápidos contra a Covid

0
228
Foto: Mahmud Hams / AFP

O Ministério da Saúde vai distribuir até sábado (15), em todo o Brasil, 28 milhões de testes rápidos contra a Covid. E outros 13 milhões de testes estão previstos para chegar ao país em fevereiro. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (12) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

Quanto à aplicação do auto-teste de covid 19, que deve ser vendido em farmácias, Queiroga afirmou que o ministério vai enviar ainda esta semana uma posição à Anvisa sobre essa política pública.

 

Queiroga também falou sobre o aumento de casos da variante Ômicron.  Ele considera  uma realidade mundial, mas que aqui no Brasil ainda não representa pressão sobre os hospitais, nem aumento no número de mortes pela doença.

 

Segundo o ministro, para evitar a hospitalização pela covid, é preciso manter a vacinação em ritmo intenso. Ele se disse preocupado com a situação em alguns estados, principalmente do norte do país, como Maranhão, Roraima, Tocantins e Pará.  Nesses estados a segunda dose, e também a de reforço, ainda estão com baixa cobertura da população e as  internações aumentaram.

 

Ainda sobre  à variante Ômicron, o ministro da Saúde garantiu que se continuar avançando e provocar uma nova onda de hospitalizações, desta vez, a estrutura do SUS está preparada. Ele citou a questão do oxigênio. Há um ano foi problemática em Manaus, mas hoje, conta com uma estrutura de produção e de transporte. Caso haja necessidade de abrir mais leitos de UTI, o SUS terá condições.

 

Por Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional – Brasília