Cacique Raoni será homenageado pela Escola Gaviões da Fiel no desfile deste ano

0
70
Foto: Kamikia Kisedje

O Cacique Raoni, de 92 anos, será uma das personalidades homenageadas no samba enredo da Escola de Samba Gaviões da Fiel, de São Paulo, no Carnaval deste ano.

 

Com o título “Basta! ”, a escola vai levar para a avenida uma crítica social sobre temas que estão em debate no cenário atual do país e do mundo, entre eles a causa indígena.

 

A Gaviões da Fiel, formada por integrantes da torcida do time do Corinthians, é uma das principais escolas de samba de São Paulo.

 

O samba de enredo da Gaviões faz homenagem ao Cacique Raoni, liderança indígena de Mato Grosso, respeitado em todo Brasil e no Mundo.

 

A música faz menção a Raoni, no trecho que cita às minorias que diariamente são oprimidas por uma “pátria mãe hostil”.

 

Líder indígena Kayapó, nascido no nortão de Mato Grosso, em 1930, o cacique Raoni é mundialmente conhecido por reivindicar os direitos indígenas e por sua intensa mobilização contrária à construção de usinas hidrelétricas na região amazônica.

 

O cacique também teve uma atuação destacada durante o processo da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, que garantiu direitos fundamentais para os povos indígenas com respeito à demarcação de terras.

 

Foi neste período também que o cacique ganhou notoriedade mundial após realizar uma turnê com o cantor britânico Sting.

 

Com o apoio internacional, Raoni criou organizações não governamentais como a Fundação Mata Virgem para proteger as florestas e os índios.

 

Mesmo com o cancelamento do carnaval de rua de São Paulo, a expectativa é que a Gaviões da Fiel desfile no Sambódromo do Anhembi, no carnaval deste ano, entre os dias 26 de fevereiro e primeiro de março.