Sorriso dará início à imunização infantil contra a covid-19

0
70

A imunização de crianças de 05 a 11 anos de idade terá início nesta terça-feira (18). As picadinhas de esperança serão aplicadas nos pequenos bracinhos a partir das 13h30 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em frente à Escola Ivete.  Tanto na terça quanto na quarta-feira (18 e 19), a imunização será por livre demanda e direcionada exclusivamente às crianças ou com comorbidades ou portadoras de deficiências permanentes, englobando toda a faixa prevista de 5 a 11 anos de idade. As vacinas serão aplicadas até às 17 horas.

No caso de crianças com comorbidades, os pais precisam ficar atentos, pois é necessário apresentar laudo médico; já quem tem deficiência permanente não precisa de laudo. Toda criança imunizada deve permanecer no local da imunização em observação por 20 minutos.

Outras recomendações também precisam ser observadas: além do cartão de vacinação é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças levem o CPF dos pequenos. Pais cujos filhos não tenham CPF é só procurar uma agência dos Correios para a confecção. “Os pais também podem verificar a certidão de nascimento dos filhos, desde 2014 o número consta na certidão”, lembra o secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa.

Agendamento 

Após os dois dias exclusivos de livre demanda para portadores de comorbidades ou de deficiências permanentes, no dia 20 será aberto o agendamento no site da Prefeitura de Sorriso, o www.sorriso.mt.gov.br para todo o público-alvo. O agendamento será liberado por idade decrescente iniciando por crianças com 11 anos de idade.

Devanil pontua que serão abertos cinco pontos de imunização por agendamento. Nesses locais não serão mais aplicadas vacinas de rotina. “Essa é uma das prerrogativas do Ministério da Saúde: as vacinas covid pediátricas não devem ser aplicadas no mesmo ponto em que as de rotina; além disso, não podem ser aplicadas em salas volantes”, explica.

O gestor frisa ainda que há algumas peculiaridades no imunizante. “Primeiro: foi desenvolvido exclusivamente para o público infantil; além disso a dose aplicada é menor, de 0,2 ml (em adultos é de 0,3 ml) e a concentração da medicação equivale à 30% do imunizante adulto”, destaca.

Inicialmente, Sorriso irá receber no início da tarde de hoje (17) 610 doses pediátricas, o que equivale à 5% do total estimado pelo MS para o Município que é de 10.299 crianças de 5 a 11 anos de idade.

Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Decom