quarta-feira, 17 abril 2024
Início Cidades Sorriso – Equipe do CAPS promove debate aberto sobre saúde mental nesta...

Sorriso – Equipe do CAPS promove debate aberto sobre saúde mental nesta sexta-feira, 28

0
66

O mês de janeiro tem sido marcado por várias discussões acerca da saúde mental, propiciados justamente pela campanha do Janeiro Branco que traz como tema “O mundo pede saúde mental”. E trabalhando nesse sentido, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida (CAPS), vem fazendo uma série de conversas e rodas de palestras com instituições como a Casa do Oleiro e Porto Seguro. Para dar continuidade a esse trabalho, na próxima sexta-feira (28), às 15 horas, a equipe do CAPS irá realizar uma grande roda de conversa com os servidores da Secretaria de Saúde e a população no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES). O tema será “Desafios e Oportunidades da Saúde Mental para 2022”.

Ainda falando sobre o Janeiro Branco, no dia 09 de fevereiro, a equipe do CAPS Nova Vida irá participar de uma formação on-line com os profissionais do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho que é responsável por auxiliar no tratamento de distúrbios psicológicos e de dependência alcoólica e química de internos vindos de vários municípios de Mato Grosso. Todos os CAPS da região do Vale do Teles Pires irão participar da capacitação, agendada para às 9 horas da manhã.

Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde, pontua que falar sobre saúde mental é mais do que necessário. Principalmente no início de mais um ano que é quando há um hábito cultural de rever padrões e traçar novas metas. “Ainda mais quando se está há dois anos em plena pandemia”, salienta.

Vale lembrar que quem precisa de ajuda emocional em Sorriso, basta procurar o CAPS Nova Vida na rua Bené, nº 1620, no Benjamin Raiser. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13 às 17 horas. O CAPS Nova Vida é uma unidade especializada para o acolhimento de adultos que sofrem com transtornos graves, severos e persistentes inclusive àqueles causados pelo uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Mensalmente, o CAPS local chega a registrar até 500 acolhimentos.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que busca chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Nacionalmente, esta é a 9ª edição da campanha.

Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Decom