Com estimativa de produção de 38,14 milhões de toneladas para a safra 21/22 em Mato Grosso, os produtores luverdenses iniciam nos próximos dias a colheita da soja. Para evitar perdas ao longo do caminho, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem intensificado ainda mais a conservação das estradas vicinais, melhorando o transporte dos grãos.
Para conservar os cerca de 600 quilômetros de vias rurais pertencentes ao Município, equipes operacionais atuam no cascalhamento e patrolamento, além da construção de caixas coletoras de água da chuva. Essas ações têm como objetivo eliminar os buracos, ondulações e melhorar a drenagem sob a pista.
Mesmo com as chuvas dos últimos meses, as estradas, em sua maioria, apresentaram boa resistência, sendo necessários poucos reparos, é o que destaca o prefeito Miguel Vaz, durante visita aos trechos rurais.
“Nós viemos conferir o trabalho das máquinas da Prefeitura no interior, como estão as condições das estradas vicinais, considerando o início da colheita de soja no nosso município. Mesmo com as chuvas, observamos que as vias estão boas, mostrando que o trabalho tem atendido o nosso objetivo”.
O trecho mais crítico está na MT-338, a conhecida Estrada da Baiana. A rodovia pertence ao Governo do Estado, mas as ações de manutenção e conservação estão sendo executadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que está com equipes e máquinas no local para melhorar o acesso naquele trecho.
“Após as chuvas intensas deste ano, estamos atuando estrategicamente nos pontos críticos para deixar a via em boa condição de trafegabilidade. Estamos atentos às demandas da nossa região e ouvindo sempre a sociedade especialmente, nesse caso, os produtores daquela região”, disse o secretário interino de Infraestrutura e Obras, Alan Togni, que participou da visita e conversou com produtores da localidade.
Solução a caminho
Em novembro de 2021, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebeu o deferimento do projeto protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) para a pavimentação da MT-338, a conhecida Estrada da Baiana. A rodovia liga o município luverdense a Tapurah.
Segundo o Relatório Final de Projeto – RA N°374/2021/SURP, serão pavimentados 74,28 km no trecho da BR-163, próximo à Comunidade São Cristóvão, até a entrada da MT-010.
O projeto, elaborado pelos produtores da região, será enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para análise e, se aprovado, será firmado convênio para viabilização de recursos para a execução da obra pela Sinfra.
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior