Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Gestão Municipal reorganiza e melhora fluxo de atendimento nos PSFs

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre a reorganização do fluxo de atendimento dos PSFs e outros serviços de saúde a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro. Medidas internas estão sendo adotadas para melhorar os serviços e garantir o suporte aos luverdenses.

 

Os atendimentos da Atenção Básica serão mantidos nos PSFs, que já adotam os protocolos necessários para fazer o acolhimento dos pacientes, separando os sintomáticos respiratórios dos demais.

 

Para testagem de Covid, são encaminhados aqueles que tiverem entre 3 a 5 dias de sintomas. Se o resultado do exame for positivo, o paciente é encaminhado ao PAM para avaliação e conduta. Com testagem negativa ou pacientes fora do período hábil de testagem, a avaliação será feita no próprio PSF.

 

Como forma de organizar o fluxo, a secretaria informa ainda que estão suspensos os grupos de atividades coletivas e as reuniões de equipe nas unidades básicas. Os atendimentos odontológicos se manterão para urgências, puericulturas/teste da linguinha e gestantes. Serão mantidas as consultas de puericultura a primeira, a de 6 meses e a de 1 ano. Os testes rápidos para ISTs serão realizados apenas por solicitação médica e para as gestantes.

 

A partir da próxima semana também estarão suspensas nos PSFs as coletas dos exames citopatológicos do colo uterino (preventivos), serviço que deverá ser realizado na segunda quinzena de fevereiro em uma ação da prefeitura em parceria com a Carreta do Instituto de Prevenção do Câncer do Hospital do Amor.

 

Vacinas
As salas de vacina estarão abertas apenas no período da tarde e de forma que algumas unidades realizarão vacinação contra a Covid-19 e outras apenas rotina vacinal, conforme agenda semanal.

 

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas voltará a funcionar apenas para casos com sintomas respiratórios. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

 

O teleatendimento médico via WhatsApp havia sido suspenso em outubro do ano passado com a queda significativa dos casos. Na segunda-feira (24) serão divulgados os números para envio de mensagens.

 

Com a reativação do serviço, o PSF XVI Bieger Cidade Nova estará fechado, pois comportará a equipe do TeleLucas. A população desta unidade será remanejada para atendimento nas unidades I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra será transferido para o PSF VII, no Primaveras.

Sair da versão mobile