A inflação medida pelo IGP-10, Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro. O resultado ficou acima da variação de dezembro, que foi negativa em 0,14%. Com a apuração de janeiro, divulgada nesta segunda-feira, o IGP-10 acumula alta de 17,82% em 12 meses.
De acordo com o coordenador dos índices de preços da FGV, André Braz, o indicador foi influenciado pelo aumento nos preços das commodities, produtos elaborados em larga escala e que funcionam como matéria-prima.
Já o Índice de Preços ao Consumidor variou 0,40% em janeiro, contra 1,08% no mês anterior. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação: transportes, educação, leitura e recreação, comunicação, despesas diversas e habitação. Entre as principais contribuições para este movimento estão combustíveis e lubrificantes e também passagem aérea.
O outro componente do IGP-10, o INCC, Índice Nacional de Custo da Construção, teve variação de 0,50% este mês. Em dezembro, a taxa ficou em 0,54%.
Por Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro