Maratona Pedagógica 2022 legitima os trabalhos da Educação de Lucas do Rio Verde

0
102
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

“Renove o pensamento, a vida e a educação! Que a alegria seja a nossa energia!”. A escolha do tema para a abertura do ano letivo de Lucas do Rio Verde marcou os dias 24 e 25 de janeiro na Maratona Pedagógica 2022, que reuniu os profissionais de educação das redes municipal, estadual e particular. O evento contou com uma extensa programação com objetivo de compartilhar as experiências vividas na pandemia e discutir ideias para a volta às aulas 100% presenciais, autorizadas conforme no Decreto nº 5.622/2021.

 

A programação abordou temas através de palestras como “Um olhar inclusivo na Educação”, “Como lidar com comportamentos desafiadores dos alunos”, além de oficinas de robótica, arduíno, atendimento ao público, apresentação do material de educação física e, no encerramento, uma palestra show com o comediante Diogo Almeida e mais entretenimentos com a dupla Sombras Arte, de Cuiabá.

 

Neire Lopes de Alencar é professora da Escola Municipal Caminho para o Futuro e definiu a Maratona Pedagógica 2022 como inovadora. “As palestras foram bem interessantes, pois abordaram a valorização da criança, o poder do incentivo, além de nos mostrar que já trabalhamos com muita coisa e nem percebemos na correria do dia a dia. Pretendo aprimorar, através do que aprendi nesses dois dias, em sala de aula para melhorar no desenvolvimento das crianças e inovar minha prática”, avaliou.

 

Ricardo Michels Junior, professor de educação física da Escola Municipal Cecília Meireles, estimou a relevância dos conteúdos abordados no evento. “Achei bem interessante, pois na minha área conseguimos buscar adequações, principalmente em tempos de pandemia. O desafio das aulas acontecerem cumprindo todas as medidas de biossegurança. Muitas técnicas foram desenvolvidas para que a gente conseguisse nos adaptar, tanto professores quanto alunos”, explicou o professor.

 

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, ressalta que o momento é de reflexão da rede de ensino para que a qualidade de ensino não diminua, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na pandemia. “Iniciamos a Maratona Pedagógica que, apesar de serem dois dias de evento, é simbólico, pois temos um ano inteiro de trabalho voltado ao setor pedagógico da Secretaria de Educação. Sabemos que a pandemia não acabou e faremos um trabalho mais intensivo, educadores seguindo com a formação continuada e trabalhos internos. As expectativas agora são as melhores, muita energia positiva e que a alegria seja nossa energia para que possamos chegar ao final de 2022 com saldo positivo”, entusiasma a secretária.

 

Eledir Techio, presidente do Sicredi, instituição parceira do Município com as ações voltadas à educação pelo programa A União Faz a Vida, esteve presente na abertura do ano letivo. “Vai completar 16 anos que iniciamos a implementação do programa A União Faz a Vida e a gente já começa a perceber na sociedade com os jovens essa diferença da implementação dos princípios e valores do programa, principalmente na cooperação e também o empreendedorismo que é muito importante. Contar com o apoio da rede de ensino de Lucas do Rio Verde é uma somatória de boas ações”, elogia.

 

O prefeito Miguel Vaz lembrou o papel da educação para o desenvolvimento da cidade. “Um momento muito importante para a educação do nosso município. Estiveram reunidas a rede municipal, a rede estadual e também as instituições particulares de ensino. Um público muito importante, que nos faz entender que a educação é uma das prioridades do município para que cada ano seja melhor, que a gente consiga evoluir também naquilo que é a essência: o aprendizado e entregar pessoas mais preparadas. Quem está preparado através da educação se torna cidadão independente que vai à luta, que se resolve na vida. Então, esse é o nosso grande objetivo e começar também a abertura do ano”, enfatiza Miguel Vaz.

 

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos