Sinop – Comissão de estudos do Plano Diretor realiza a 1° reunião de trabalho

0
113
Assessoria da Prefeitura

 

A Prefeitura de Sinop organizou, na manhã desta quarta-feira (26), a primeira reunião com a comissão responsável em acompanhar a elaboração do Plano Diretor Municipal de Sinop. Conforme a secretária Municipal de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, os Poderes Executivo e Legislativo, junto com as entidades organizadas do município ficarão a par de todo o processo de estudos e propostas deste projeto que vem ao encontro do desenvolvimento da cidade.

“Neste primeiro momento, foi realizada uma apresentação dos técnicos que estarão à frente do Plano Diretor. São vários os eixos temáticos que compõe a elaboração e, por isso existe uma composição multidisciplinar trabalhando, entre eles, as áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia e economia. Tem também a parte jurídica que fica responsável em manter tudo dentro da legislação atual”, detalha Faira. 

A secretária destaca que a comissão recebeu todo o cronograma de trabalho para que os responsáveis possam dar celeridade ao desenvolvimento do projeto. Tendo em vista que o objetivo da gestão é, até o final do mês de agosto/2022, poder apresentar todo o Plano Diretor para a comunidade. 

Segundo o diretor do Prodeurbs, Miro Teodoro, o Plano Diretor é essencial para o desenvolvimento do município de Sinop, uma vez que é ele que vai reger a legislação dentro dos próximos 30/50 anos.

“Estamos em um processo de levantamento de dados/informações, para que possamos discutir futuramente e, a partir daí, criar as câmaras temáticas de cada situação e darmos início ao plano de ação junto com as audiências públicas, que terão a participação da população e dos vereadores”, disse ele. 

Qual o objetivo do Plano Diretor?

O principal objetivo é levantar questões sobre a distribuição equilibrada dos riscos e benefícios da urbanização desenfreada e a partir de um estudo conduzir um desenvolvimento personalizado mais inclusivo e sustentável.

Autor: Simone Casagrande
Fonte: Assessoria da Prefeitura