O que será recolhido?

A equipe passará nos bairros recolhendo móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

Como acomodar os resíduos?

A orientação é que estes resíduos sejam colocados em sacos de até 60 kg e guardados dentro de cada quintal até a semana da coleta.

Quando devo disponibilizar o lixo seco para coleta?

Até 05 dias antes do início da coleta no seu bairro, visto que colocar estes resíduos nas calçadas fora do período correto pode gerar multa.

Não serão recolhidos

Aqueles galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Neste mesmo local devem ser destinados os restos de construção civil e os resíduos industriais.

Além de cuidar dos quintais, como também é possível ajudar a manter a cidade limpa?

Uma forma de ajudar a evitar insetos, especialmente o mosquito da dengue, é não jogar folhas ou outros resíduos nas bocas de lobo. Estas estruturas não são lixeiras e sim escoadouros para as águas das chuvas.

Ecopontos 

Os resíduos recicláveis podem ser encaminhados aos Ecopontos. Sorriso conta com três Ecopontos instalados no bairro Vila Romana, na Rua São Pedro; na Escola Municipal Flor do Amanhã; e no Cemeis Caminhos do Saber, no bairro Jardim Primavera. Em breve será instalado um Ecoponto na Praça da Integração, no bairro Novos Campos.

O que devo encaminhar aos Ecopontos? 

Embalagens plásticas, papel/papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak (ex: caixas de leite, suco), vidro.

Dúvidas sobre a coleta de resíduos? Ligue 150. Neste número, que é da Ouvidoria da Prefeitura, é possível tirar dúvidas, tecer críticas ou elogios aos serviços prestados pela Administração Municipal de Sorriso. É por este número também que são obtidas informações e orientações sobre a covid-19.