iNTERNACIONAL – “Estamos bastante animados”, destaca Maurício Salgado sobre a estreia das Gurias em 2022

0
74
Maurício Salgado concedeu entrevista exclusiva para a Rádio Colorada/Foto: João Callegari

Está chegando a hora de as Gurias Coloradas voltarem a campo! Na próxima sexta-feira (04/02), o Beira-Rio recebe duelo do Clube do Povo contra o Real Brasília, válido pelas quartas de final da Supercopa do Brasil, e a Rádio Colorada, sempre ao lado do Futebol Feminino do Internacional, entrevistou o técnico Maurício Salgado sobre as expectativas para a temporada que se avizinha. Confira a íntegra da conversa!

A estreia das Gurias em 2022 acontece pouco mais de duas semanas após a reapresentação do elenco para a pré-temporada. Depois de um 2021 histórico, que contou com a conquista do Tricampeonato Gaúcho e a inédita classificação para as semifinais do Brasileirão A1, além da disputa da Ladies Cup, as coloradas desbravarão mais um torneio para o futebol feminino brasileiro, caso da Supercopa, e o período relativamente curto de preparação não abala a confiança do técnico na capacidade do grupo de atletas – pelo contrário.

Foto: João Callegari

“O nosso grande desafio é conciliar a pré-temporada à competição. As jogadoras têm comprado muito a intensidade dos treinos, pois não estamos pulando etapas, mas acelerando. Obviamente, o Inter não vai estrear, e nem poderia, na melhor forma física, técnica e tática, mas estamos bem confiantes de que seremos competitivos, tanto pelas atletas que ficaram, que já estão acostumadas com a nossa dinâmica, quanto pelas que chegaram, que têm o perfil de entrega.”

Maurício Salgado

As contratações foram um assunto à parte na conversa com Maurício Salgado. Até o presente momento, o Inter já anunciou as chegadas de Thamirys, Eskerdinha, Capelinha, Zóio, Duda Sampaio, Maiara Lisboa e Lelê. As novas peças, que já disputavam a elite do futebol brasileiro, desembarcam em Porto Alegre em um contexto de mercado extremamente competitivo, e suprem as principais necessidades do grupo colorado.

“A gente ficou muito satisfeito com as contratações. Cada vez mais acontece uma luta para você manter o elenco e buscar novas jogadoras, a concorrência aumenta. Sabíamos disso e, há algum tempo, já estávamos debatendo nomes. A temporada 2022 já tinha começado com a gente ainda jogando em 2021. E, nesse sentido, acho que conseguimos, dentro do que tínhamos estabelecido como prioridades, ter êxito. Estamos bem animados.”

Maurício Salgado

Eskerdinha (E), Capelinha, Thamirys, Maira, Lelê, Zóio e Duda (D)/Foto: João Callegari

O elenco de 2022 também contará, é claro, com o acréscimo das atletas formadas pelas sempre férteis categorias de base das Gurias Coloradas. Protagonistas ao longo de toda a caminhada do Futebol Feminino do Clube do Povo, as crias da casa representarão parcela considerável do elenco, como explica o professor.

Foto: João Callegari

“O Inter construiu um histórico de ser forte na base, e a ideia é que isso continue cada vez mais. Damos muita importância à base, e temos a convicção de que o futuro das equipes do futebol feminino é de ter bases fortes. Aqui, conseguimos essa mescla das jogadoras formadas, e nós confiamos muito nelas, com as atletas experientes, que contribuem não só dentro de campo, jogando, mas também na formação, com seus ensinamentos.”

Maurício Salgado

A partir desta temporada, a já bem sucedida integração entre base e profissional ganha mais um trunfo para ser potencializada. Técnico da categoria Sub-20 das Gurias Coloradas, Fábio Sanhudo passa a desempenhar, em 2022, a função de auxiliar do grupo principal. Já próximo de Maurício nos últimos anos – assim como David da Silva, comandante de Sub-14 e Sub-17 -, o profissional será mais um ponto de segurança para as atletas recém-promovidas.

Fábio e Maurício/Foto: João Callegari

“Outra parte chave de um trabalho que tem sucesso é a proximidade entre as categorias. Tudo é Inter, somos todos o Inter, o que difere são as idades. Quanto mais nós, como comissão, estivermos próximos, maior a chance de sucesso. O fato de a gente treinar no Sesc auxilia bastante, porque todas as categorias trabalham lá, facilitando a observação e os nossos encontros, ainda mais agora, com o Fábio estando com no profissional.”

Maurício Salgado

A soma de remanescentes das últimas temporadas, caso, entre outras, das zagueiras Sorriso e Bruna Benites, das meias Djeni Becker e Juliana e da polivalente craque Fabi Simões, com as jogadoras contratadas e as crias da base alimenta importante ambição em Salgado, que planeja adicionar ainda mais repertório ao time colorado. As mudanças, porém, em nada afetam o DNA das Gurias, que seguirão fiéis à mesma mentalidade que pautou os grandes feitos dos últimos anos.

Foto: Mariana Capra

“Acreditar em uma ideia e trabalhar para que ela siga amadurecendo. O que procuramos fazer no Inter é exatamente isso. O time pode mudar de desenho tático, e até acho que um time que tem essa capacidade fica mais completo, mas ele não pode mudar de DNA. O Inter é agressivo, busca resultado, procura ter a bola o mais rápido possível quando não a tem. Isso a gente vai manter, e a ideia é que aprimore e consiga ter uma maior variação na parte tática.”

Maurício Salgado

Diante do Real Brasília, as Gurias não somente estrearão no ano, como também já disputarão sua primeira “final” da temporada. Válido pelas quartas de final da Supercopa do Brasil, o duelo do Beira-Rio classificará o vencedor para nova fase eliminatória – esta, contra Palmeiras ou Corinthians. O alto nível dos rivais presentes na chave colorada também foi comentado por Maurício.

Foto: João Callegari

“O lado da chave aqui pro Inter, a gente até comentou, é bem indigesto. O Real Brasília, das equipes emergentes, a gente pode dizer que é quem mais tem aparecido no cenário. Tem qualidade de jogo e poder de marcação. Mas, como queremos ser campeãs, não escolhemos adversário. Vemos pelo lado positivo, de dar lastro para chegar a uma possível final com autoridade.”

Maurício Salgado

A Maior e Melhor Torcida do Rio Grande está mais do que convocada a apoiar as Gurias nesta sexta-feira. Enquanto sócios e sócias contam com Check-In gratuito liberado, independente de modalidade, demais torcedoras e torcedores poderão adquirir ingresso, a partir da próxima quinta (03/02), ao valor de R$ 10,00. Sabedor da força do povo colorado, Maurício Salgado fez questão de convocar todos para a promissora temporada que se inicia.

“Estamos muito confiantes,

trabalhando muito,

para que 2022 seja um grande ano.

Um ano colorado.

Vamo, Inter!”

Maurício Salgado

O Gigante te espera nesta sexta!

Fonte: Internacional