Representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) participaram na última semana do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos Sul-americanos da Juventude Rosário 2022. O encontro reuniu delegados de 13 países membros da Organização Desportiva Sul-americana (ODEESUR) que participarão da competição, entre 28 de abril e 8 de maio na cidade argentina. O Brasil será representado por cerca de 200 atletas na competição.
O evento discutiu detalhes sobre todos as áreas da organização dos Jogos, que reunirão cerca de 2.500 atletas com idade até 18 anos para a disputa de 26 esportes. O COB também aproveitou a ocasião para mapear sua operação própria.
“Foi uma viagem muito produtiva. A organização dos Jogos Sul-americanos da Juventude apresentou uma visão geral sobre a competição, que promete envolver toda a cidade. Eles estão com um projeto muito interessante de concentrar todas as modalidades em um só local, o que facilita a logística de todos os envolvidos”, afirmou o gestor esportivo João Gabriel Pinheiro, da área de Jogos e Operações Internacionais do COB, destacando que Rosário 2022 vai concentrar todas as competições em um mesmo local, o Parque da Independência. “O espaço do parque é enorme, com alguns clubes e instalações esportivas. Com certeza será um clima muito bacana durante o evento”, completou João.
Além de João Gabriel, o COB esteve representado na reunião por Dasha Mishchenko, também da área de Jogos e Operações. Os dois visitaram as instalações esportivas dos Jogos, além da rede hoteleira da cidade. “Chegamos a Rosário dias antes do seminário e pudemos conhecer com antecedência alguns hotéis para definir a operação do Brasil”, destacou João Gabriel.
Seguindo o planejamento da operação, o COB agora definirá como será feito o envio de equipamentos esportivos para a Argentina, bem como o contrato com fornecedores locais. O COB também reunirá a delegação para um evento de concentração, onde passará todas as informações sobre os Jogos para os jovens atletas.
O Seminário de Chefes de Missão teve, além das visitas às instalações, apresentações da organização sobre temas relacionados a transporte, logística, acomodações, alimentação, credenciamento, cerimônias, serviços de saúde, segurança, operações de imprensa, desenvolvimento técnico-esportivo e programa educativo-cultural.
Fonte: Redação com Inf. COB
Guillermo Buelga / Comite Organizador Rosário 2022