Cooperativa da agricultura familiar se prepara para licitação da merenda escolar

0
145
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Os produtores da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde, agora representados por uma cooperativa, já se preparam para participar da licitação para a compra de produtos para a merenda escolar. Uma reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (07), entre os agricultores cooperados, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Empaer para alinhar essa participação e a disponibilidade de produtos de cada um dos produtores.

A Cooperlaf (Cooperativa Luverdense da Agricultura Familiar) já conta com 22 agricultores familiares do município. Juntos, eles comercializarão suas mercadorias de forma mais organizada, com melhores oportunidades de mercado, já que a compra de insumos para as produções, por exemplo, sairá a um custo menor, pela quantidade.

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o suporte da pasta foi fundamental para a estruturação dos pequenos produtores. As reuniões realizadas entre a Secretaria e os agricultores ao decorrer do ano serviram para que eles apresentassem suas principais demandas e necessidades e, assim, a cooperativa fosse estruturada.

“A reunião foi extremamente positiva. Deu para sentir, de fato, o quanto essa cooperativa vai fazer a diferença para eles [produtores]. A única forma de entrar para a licitação com um valor significativo é com intermédio de uma cooperativa, por isso oferecer todo o suporte para a criação da Cooperlaf”, disse a secretária Suzana.

Com a Cooperlaf, além de poder participar das licitações da merenda, eles também terão a oportunidade de oferecer os produtos produzidos no município a outros estabelecimentos comerciais, como os supermercados.

No caso da licitação, por exemplo, cada produtor ficará responsável por entregar os produtos que já tem disponíveis no momento. Durante a reunião, a secretaria apresentou aos agricultores a lista com os alimentos da merenda escolar, para que eles possam se adaptar e consigam expandir suas produções.

“Como agora é o início, cada um vai entrar com o que tem. Na próxima etapa estamos planejando a variedade de produtos da agricultura familiar, que pode, inclusive, abastecer os mercados. Temos em torno de 80% dos itens necessários para a merenda escolar, porém também tem itens da lista que nenhum produtor está produzindo e é isso o que vamos trabalhar para conseguir também”, pontuou Suzana.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo é conseguir entregar 100% dos produtos e, por isso, o estudo sobre a lista de itens necessários para a merenda já vem sendo realizado entre a Secretaria e os cooperados. A ideia, conforme a pasta, é conseguir participar de licitações de outros municípios, fazendo uma rede de agricultores locais, para que não faltem os produtos em nossa região e eles não sejam comprados de fora com maior custo.

“Não basta só plantar, eles também precisam da certeza de que vão vender. Aqui em nossa cidade há o consumo desses produtos, o que já facilita e muito. Eles são importantíssimos para entregar essa demanda para as escolas do município. Mas que o produtor daqui consiga produzir e ter essa oferta o ano inteiro, para não deixar os compradores na mão”, destacou a chefe da pasta.

Licitação da merenda escolar

Será realizada no dia 14 de fevereiro, a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para uso na merenda escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches Municipais durante o 1º semestre de 2022. (DISPENSA 001/2022)

A entrega das propostas será às 7h30 (horário de Mato Grosso) e abertura dos envelopes na sequência, às 8h, do dia 14 de fevereiro de 2022.

Informações e dúvidas podem ser sanadas com o Departamento de Licitações da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, pelos telefones: 3549-8327 / 3549-8326 / 3549-8325 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque