A esgrima brasileira continua em ação pelo mundo e, desta vez, três jovens estarão em pista buscando resultados expressivos. Ginevra Giordano está em Kiev, na Ucrânia, para disputar a Copa do Mundo Júnior de Espada – The Golden Gate, enquanto Isabela Carvalho e Matheus Becker participam da Copa do Mundo Júnior de Sabre, em Plovdiv, na Bulgária. Ambos os campeonatos terão início neste sábado (5).
Ginevra está indo para a sua terceira competição internacional no ano. A primeira foi a Copa do Mundo Júnior de Espada, em Udine, na Itália, em que acabou caindo no quadro de 128. O outro torneio disputado foi o Circuito Cadete Europeu, em Bratislava, na Eslováquia, em que ela também terminou a sua participação na mesma fase do compromisso anterior.
Na capital ucraniana, a brasileira não terá vida fácil. Cinco das dez melhores espadistas júnior do mundo participarão do pleito: as russas Polina Khaertdinova (1ª colocada no ranking), Iana Bekmurzova (2ª) e Anna Gzyunova (10ª); e as polonesas Alicja Klasik (5ª) e Gloria Klughardt (7ª).
No sabre feminino, o Brasil contará com Isabela Carvalho, que vai para a sua segunda participação internacional no ano. Ela disputou a Copa do Mundo de Segóvia, na Espanha, e terminou na 53ª posição. Na Bulgária, as suas principais adversárias serão: Amalia Aime (3ª), da França; Daria Gontsova (11ª), da Ucrânia; e Siobhan Sullivan (12ª), dos Estados Unidos.
Por outro lado, Matheus Becker, que fará a sua estreia fora do Brasil em 2022, contou que está muito ansioso para a sua primeira competição no ano e que a preparação foi intensa para o desafio no sabre.
“Desde o início de janeiro venho treinando bastante com foco nesta competição, principalmente o físico, para voltar ao melhor da minha forma depois de uma lesão que tive no pé. Estou bem ansioso para esta etapa na Bulgária, já que será minha primeira competição e minha primeira copa do ano. Darei o meu melhor e vou continuar procurando aprimorar meu jogo para os próximos compromissos no ano”, prometeu o atleta, que compete neste domingo (6).
O esgrimista também vai ter de encarar um dos melhores do mundo da categoria para ir longe no torneio. Estão no evento, o egípcio Adham Moataz (1º); o alemão Colin Heathcock (3º); o russo Artem Terekhov (4º); o búlgaro Todor Stoychev (9º); e o italiano Pietro Torre (10º).
Fonte: Redação com Inf. COB
Matheus Becker estará em ação neste final de semana. Foto: Augusto Bizzi/FIE.