O manifesto para exigir ações urgentes e iniciar a duplicação de aproximadamente 220 km da rodovia, de Sinop a Posto Gil, foi transferida para o próximo dia 17 (inicialmente seria dia 4), a partir das 15, às margens da pista, em Sorriso. O objetivo é mobilizar apoio maior de entidades e da população. A Frente Parlamentar de Vereadores Mato Grosso-Pará está na linha de frente do movimento, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Cidesa) e União Nacional dos Caminhoneiros.
Hoje houve novo encontro das lideranças e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Sorriso, Fernando Mascarello, assumiu a coordenação comissão que fará o movimento. Integram ainda a comissão representantes da Associação Comercial de Sorriso (ACES), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Rural e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
O prefeito sorrisense Ari Lafin, presidente do consórcio de municípios, aponta que a intenção do movimento é sensibilizar o Governo Federal sobre a necessidade de recuperação e também de duplicação. “O que temos aqui é uma via de mão simples que transporta a maior produção nacional”. Diariamente, passam pela rodovia 70 mil veículos, 70% deles são carretas e caminhões, segundo dados da concessionária.
“São quase 50 anos sem que a principal rodovia do país passe por uma grande obra de recuperação ou duplicação na área que cobre os municípios do Médio Norte e do Norte do Estado. Por outro lado, toda a região passou por um “boom” de expansão agrícola e populacional”, acrescentou, ao reforçar a necessidade da duplicação. A concessionária deveria ter iniciado as obras há 5 anos. O trecho que deve ser duplicado tem, semanalmente, diversos acidentes graves, alguns com mortes.
O prefeito lembrou que no início do ano passado, a concessionária que atualmente administra a rodovia protocolou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicando a saída da administração e a vinda de um novo investidor para assumir o controle da concessão da BR-163 de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul e previa, a partir deste ano, iniciar a duplicação, o que não ocorreu.
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