Rafael Pereira leva o bronze e bate o recorde sul-americano dos 60m com barreiras

0
149
Rafael Pereira. Foto: Wagner Carmo/CBAt

O mineiro Rafael Henrique Campos Pereira, de 24 anos, quebrou nesta sexta-feira (4/2) o recorde sul-americano dos 60 m com barreiras no ISTAF Indoor-2022, realizado na Arena Mercedes-Benz, em Berlim, Alemanha. Ele venceu a segunda série semifinal com o tempo de 7.58. Na final, ficou em terceiro lugar, com 7.68, mesmo tempo do vice-campeão Koen Smet (HOL). O campeão foi o francês Aurel Manga, com 7.62.

O recorde continental anterior era de 7.60 e pertencia desde o dia 15 de fevereiro de 2004 a Márcio Simão de Souza e desde 17 de fevereiro de 2018 a Gabriel Constantino.

Com o resultado, Rafael ratificou o índice para o Campeonato Mundial Indoor, que será disputado de 18 a 20 de março, em Belgrado, na Sérvia.

“Minha expectativa era sim de correr abaixo do recorde sul-americano. Apesar de ser a minha primeira temporada indoor eu vinha treinando muito bem e consegui colocar isso em prática. Eu não estava pensando no recorde propriamente dito, mas o meu objetivo nesta temporada é avançar para as duas finais dos dois Campeonatos Mundiais, em Belgrado, indoor, e no outdoor, em Eugene”, disse Rafael, depois da prova.

“Mas para esta na final do Mundial de Belgrado eu sabia que tinha de correr abaixo do recorde sul-americano. Uma estimativa que eu e meu treinador (Mauro França) fizemos foi de que essa marca poderá me colocar entre os finalistas. Esse era o objetivo dessa temporada indoor. Eu acredito que possa melhorar ainda esse recorde – tive algumas falhas que posso corrigir. Estou muito tranquilo e muito feliz com o recorde”, acrescentou Rafael, nascido em 8 de abril de 1997, em Belo Horizonte.

Ainda deve competir em mais provas na temporada em pista coberta, em Lodz, na Polônia (12/2), e em Mondeville (9/2) e Vail Del Reil, na França (14/2).

O atleta é treinado por Mauro Roberto Fonseca França desde 2011. Rafael é o atual campeão sul-americano dos 110 m com barreiras, com a marca de 13.35 (0.7), obtida no ano passado em Guayaquil, no Equador.

Rafael treina no CTE da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “O Rafael é um menino muito responsável e dedicado. Desde o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto do ano passado, ele iniciou a preparação para a temporada 2022, especialmente para os dois Mundiais”, comentou Mauro França, referindo-se tanto a Belgrado como ao Mundial de Eugene, Estados Unidos, que será disputado de 15 a 24 de julho.

No Sul-Americano de Guayaquil, Rafael Pereira ficou a três centésimos de segundo do índice olímpico nos 110 m com barreiras, mas acabou convocado para Tóquio pelo Ranking de Pontos da World Athletics. Ele é também o atual campeão da prova no Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo.

Fonte: CBAt

Fonte: Redação com Inf. COB
Rafael Pereira. Foto: Wagner Carmo/CBAt