Rússia afirmou ter utilizado mísseis hipersônicos no oeste da Ucrânia

0
81

Rússia afirmou, neste sábado (19/3), ter lançado mísseis hipersônicos Kinjal na Ucrânia, com a intenção de destruir um depósito de armas na cidade de Ivano-Frankivsk, localizada no oeste do país. Esse tipo de armamento é de difícil detecção por sistemas de defesa antimísseis e, segundo militares russos, pode atingir alvos a uma distância de mais de 2 mil km.

Esta teria sido a primeira vez que os russos usam armas desse tipo desde o início do conflito, segundo a agência de notícias Interfax.

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo, disse que o depósito atingido na sexta-feira (18/3) abrigava mísseis ucranianos, informação que não pôde ser confirmada. Konashenkov também alegou que forças russas destruíram rádios militares e centros de reconhecimento ucranianos perto da cidade portuária de Odessa.

Imagem mostra o momento em que míssil atinge região de Kiev-Metrópoles

Ataque a Lviv

Principal rota de fuga da guerra na Ucrânia, Lviv foi atacada pela primeira vez nessa sexta-feira (18/3). A cidade no oeste do país e distante 80 km da fronteira com a Polônia vinha sendo poupada durante o conflito.

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, e o chefe da administração militar regional de Lviv, Maksym Kozytsky, confirmaram o ataque e atribuíram a autoria ao Exército russo.

Um dos mísseis caiu perto do aeroporto da cidade e atingiu uma oficina de conserto de aviões. Ao menos uma pessoa ficou ferida.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa ucraniano, seis mísseis de cruzeiro foram lançados, provavelmente do Mar Negro, e dois foram interceptados por sistemas de defesa aérea.

O ataque deixou o mundo em alerta. Como Lviv é perto da Polônia, país integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), se o ataque seguir e de alguma forma atingir alvos de nações amigas da Ucrânia, mesmo que não intencionalmente, isso poderia fazer o conflito escalar dramaticamente.

Além de rota de fuga, Lviv se tornou uma das principais cidades para refúgio de ucranianos que saíram do epicentro do conflito. Várias embaixadas mudaram a sede para lá.

 

Por Metrópoles