O Show Safra movimentou mais de R$ 8,5 bilhões em quatro dias de feira, segundo balanço apresentado pela Fundação Rio Verde de Pesquisas. O último dia de programação também contou com a entrega do mérito ‘O Semeador’ ao ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Fundamentado em uma passagem bíblica, o título é um reconhecimento às pessoas que com muito trabalho, coragem, espírito empreendedor e inovador transformam a nossa sociedade.
O homenageado, Roberto Rodrigues, é engenheiro agrônomo e agricultor. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas. Foi professor do Departamento de Economia Rural da Unesp, em Jaboticabal. Foi o primeiro titular da cátedra de agronegócios da Esalq / USP. Foi presidente do lide de agronegócios do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp / Cosag, da organização das cooperativas brasileiras – OCB, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Academia Nacional da Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI. Foi secretário de Agricultura do estado de São Paulo, de 1993 a 1994 e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2003 e 2006.
“Tudo que eu fiz na minha vida inteira é por acreditar na agricultura como alavanca para o país. É um orgulho muito grande vir aqui e, muito mais que a homenagem, é a alegria de sentir o progresso fluindo pelas mãos, pelas cabeças, pelos corações de todos que estão aqui”, destacou o Roberto Rodrigues.
O mérito foi entregue pelo prefeito Miguel Vaz, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, e o presidente do Sicredi Ouro Verde, Eledir Tecchio, que também já recebeu o título em outra edição do Show Safra.
Show Safra em números
Realizado de 22 a 25 de março, o Show Safra movimentou mais de R$ 8,5 bilhões em negócios nos dias de feira, fora os contatos gerados durante o evento que podem se tornar novos negócios ao longo dos próximos meses. Foram mais 320 stands, sendo 240 a céu aberto e 60 no pavilhão. São mais de 80 mil m² de construção de stands em 29 hectares.
As equipes trabalharam por mais de 70 mil horas.
Para Joci Piccini, “isso representa a força do agronegócio e a força da nossa região”.
“Esse Show Safra foi o maior de toda a história de Lucas Rio Verde e o próximo vai ser maior ainda. Quero agradecer a todos os expositores que confiaram em Lucas do Rio Verde e confiaram no Show Safra”, disse o prefeito Miguel Vaz, que também agradeceu a organização da feira e os membros da Fundação Rio Verde em sua fala de encerramento.