Lucas do Rio Verde tem mais de 34 mil pessoas com doses atrasadas na vacinação contra Covid

0
138

Lucas do Rio Verde avança na vacinação contra o coronavírus (Covid-19) e está próxima de atingir a marca de 129 mil doses aplicadas, conforme o painel Vacinômetro, no site da Prefeitura. O dado leva em conta as aplicações de 1ª, 2ª, 3ª (reforço) e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade no município.

Entretanto, 34.850 luverdenses estão com doses atrasadas. Do total de faltosos, 10.013 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose e 24.837 acima de 18 anos já estão elegíveis para o reforço (3ª dose), ou seja, tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses.

Na faixa etária de 5 a 17 anos, do público-alvo apto a receber imunizante apontado pelo Ministério da Saúde (15.171), cerca de 6.900 crianças e adolescentes não receberam nem uma dose de vacina contra a Covid.

Em Mato Grosso, conforme o Painel de Vacinas, mais de 480 mil pessoas precisam tomar a 2ª dose e cerca de 1,2 milhão estão aptas para receber a dose de reforço (3ª). No Brasil, o Ministério da Saúde apontou que 59 milhões de brasileiros estão prontos para tomar a dose de reforço contra a Covid-19, mas ainda não retornaram para receber o imunizante.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o levantamento feito até o dia 23 de março aponta que foram aplicadas:

 

Para estimular a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou doses nos PSFs e não é mais necessário fazer agendamento. A orientação é apenas para que os munícipes estejam atentos aos locais e horários. Para receber a vacina é preciso apresentar documento oficial com foto e carteira vacinal.

A secretaria ressalta ainda que a imunização completa é fundamental para evitar hospitalizações e mortes por Covid.

 

Cobertura vacinal

Para Lucas do Rio Verde, o Ministério da Saúde apontou 66.424 pessoas com idades acima de 5 anos aptas a receberem imunizantes contra a Covid, com base nas projeções do IBGE.

 

Destaque

Pela segunda vez, Lucas do Rio Verde foi destaque no Programa Imuniza Mais MT, do Governo do Estado. A classificação se deve às avaliações de desempenho e metas de cobertura na vacinação contra Influenza e contra Covid-19 até fevereiro deste ano.