O Brasil disputa a partir da madrugada desta sexta-feira (4/3), no horário de Brasília, o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, na cidade de Mascate, capital de Omã. A seleção tem uma equipe completa, com 15 atletas, todos os que conseguiram os índices exigidos pela World Athletics nos 20 km e 35 km adulto masculino e feminino, além dos 10 km Sub-20 feminino e masculino.
A competição será aberta a 1 hora da madrugada, com a disputa dos 10 km sub-20 feminino, seguido, às 2:10, dos 10 km no masculino, na mesma categoria. Já os 20 km feminino será disputado a partir das 9 horas, sempre de Brasília, com transmissão ao vivo pelo SporTV.
Depois de fazer história com a conquista do primeiro título do Campeonato Sul-Americano por Equipes, no dia 6 de fevereiro, em Lima, Peru, a seleção brasileira tenta lutar por bons resultados no Mundial. Sempre lembrando que o Sul-Americano tem um nível altíssimo, reunindo alguns dos melhores marchadores do mundo.
Um dos destaques da seleção é o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017, que terá a companhia da mãe, Gianetti Bonfim, treinadora-chefe, em Mascate, e do pai João Sena, convocados também porque tem sete dos 15 atletas da equipe de Sobradinho na delegação. Caio decidiu disputar os 35 km no sábado. “A esperança e objetivo é o de fazer excelentes resultados para o Brasil”, disse Caio, de 30 anos.
Gianetti confirma. “A minha expectativa é de ter grandes resultados, melhores marcas pessoais e tentar os índices exigidos para o Mundial do Oregon, que será disputado em julho, nos Estados Unidos”, comentou a treinadora. “A maior dificuldade será o circuito de 2 km, que tem subidas enormes. Eu não gostei não. Nunca vi um circuito com tanta subida.”
Já Viviane Santana Lyra (AEVF-RJ) é a única integrante da equipe inscrita em duas provas. “Estou focada nos 20 km nesta sexa-feira e tudo vai depender de como meu corpo vai reagir para fazer os 35 km no sábado”, disse a marchadora carioca.
A delegação está em Mascate, depois de ter saído na madrugada de segunda-feira (28/2) do Brasil no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com escala em Doha, no Catar. Os atletas tiraram o final da tarde de terça-feira para fazer o credenciamento oficial e em seguida foram treinar em ruas perto do hotel. Nesta quinta-feira (2/3), fizeram o reconhecimento do percurso oficial da competição.
O melhor resultado brasileiro na competição, que era chamada de Copa do Mundo de Marcha, foi obtido em 2016, quando a pernambucana Érica Sena ganhou a medalha de bronze na edição de Roma, em 2016. Na seguinte, em Taicang, na China, em 2018, Érica terminou em quarto lugar, sempre nos 20 km.
O Mundial de Marcha por Equipes estava previsto para 2020 em Minsk, na Bielorrússia, e foi adiado para 2021 por causa da pandemia global da COVID-19. No ano passado, as instabilidades políticas do país fizeram com que a World Athletics mudasse a competição para 2022 para Omã, país do Oriente Médio, que tem investido em competições esportivas.
Os atletas da seleção são os seguintes:
Feminino
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35 km
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35 km
Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km
Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10 km sub-20
Masculino
Caio Bonfim (CASO-DF) – 35 km
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km
Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20 km
Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km
Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20
A programação do Mundial é a seguinte*:
Sexta-feira (4/3)
1:00 – 10 km sub-20 – feminino
2:10 – 10 km sub-20 – masculino
9:00 – 20 km – feminino
Sábado (5/3)
0:00 – 35 km – masculino e feminino
9:00 – 20 km – masculino
*Horários de Brasília
Fonte: Redação com Inf. COB
Treino no circuito oficial. Foto: Diogo Gamboa/CBAt