Serviço de Atendimento Domiciliar garante promoção à saúde, tratamento e reabilitação aos luverdenses

0
166
Foto: SAD Secretaria de Saúde

Para proporcionar uma assistência à saúde com qualidade a todos, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde dispõe de atendimento domiciliar para pacientes com dificuldades de locomoção e doentes crônicos acamados, que necessitem de equipamentos tecnológicos e de atendimento especializado.

É o Serviço de Atendimento Domiciliar, uma iniciativa inédita no município realizada por uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro e fonoaudióloga, e que visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções.

O público-alvo são os pacientes que apresentam comorbidades, pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, doenças crônicas degenerativas, necessidade de suporte nutricional enteral, idosos com dificuldades especiais, pacientes em condições clínicas de risco que tenham internações recorrentes, entre outros. As demandas podem ser provenientes de alta hospitalar, das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento e, para admissão do paciente aos atendimentos, é necessária a concordância da família e ter um cuidador identificado para acompanhamento do atendimento, mesmo que no domicílio.

“O atendimento domiciliar é um serviço a mais que colocamos à disposição da nossa população de forma humanizada e acolhedora. É levar o atendimento especializado àqueles que mais precisam e que, por algum motivo, não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) é complementar aos cuidados realizados na atenção básica e cada paciente é visitado, avaliado e, então, programada a frequência do atendimento de cada profissional conforme a necessidade, além do acompanhamento e a evolução até uma possível alta. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visita domiciliar para todos os atendidos.

“Esse modelo domiciliar vem ao encontro de uma demanda já existente no município de pacientes que tem dificuldade de deslocamento para os serviços especializados, assim disponibilizamos essa ampliação dos serviços de saúde dentro das especialidades do SAD para os pacientes que se encaixam no perfil, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. É um serviço bem estruturado, inovador e também bastante desafiador, que busca atender a demanda desses pacientes que não recebiam essa assistência em casa”, ressalta a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

Atualmente, 86 pacientes são atendidos pelo serviço em Lucas do Rio Verde, sendo acompanhamento nutricional, atendimento com fisioterapeuta, oxigênio domiciliar e internação hospitalar. Também há uma lista de espera para fonoaudiologia e para cama hospitalar.