A esquina entre as avenidas Natalino João Brescansin e Blumenau foi o ponto escolhido para mais uma edição da Operação Lei Seca em Sorriso. Entre a noite de sexta-feira (18 de março) e a madrugada de sábado (19 de março), 217 condutores passaram pelo teste de alcoolemia passivo e, deste grupo, 72 foram encaminhados ao teste do etilômetro que afere o volume de álcool por litro de ar alveolar. Um recusou-se a fazer o teste.
Destes 72, 48 estavam totalmente “limpos”, 10 apresentaram níveis de álcool de até 0,33 mg de álcool por litro de ar alveolar, o que configura infração de trânsito. Em outros 13 testados, o índice foi igual ou maior que 0,34 mg/l . Ao todo, 14 pessoas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) por estarem conduzindo veículos sob efeito do álcool.
O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, explica que, no caso da pessoa que se recusou a fazer o teste, foi feito um auto de constatação, arbitrada multa e o condutor foi encaminhado à PJC.
Ao todo, a 6.ª edição da Lei Seca resultou em 84 autuações. Além das 24 por conta da dobradinha “álcool x direção”, outras 18 foram em razão de o condutor não possuir carteira nacional de habilitação (CNH) ou permissão para dirigir e 10 por veículo não licenciado, entre outras. Foram efetuadas 35 remoções de veículos, sendo 23 automóveis e 12 motocicletas; e 16 CNHs foram recolhidas. Durante a operação, uma outra pessoa foi detida em cumprimento a mandado judicial em aberto.
Em Sorriso, as Operações Lei Seca são viabilizadas por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), via Guarda Municipal de Trânsito (GM), a Polícia Militar (PM), e a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Ciopaer, o Detran, e o Corpo de Bombeiros, sempre com aval do Gabinete de Gestão Integrada.
“Seguimos com o propósito de sensibilizar condutores sobre o risco de conduzir sob efeito de álcool, o que implica risco não apenas ao condutor, mas aos demais ocupantes do veículo, assim como terceiros”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura.
Autor: Nádia Mastella