Sorriso – Prefeitura, Unic e produtores do Jonas Pinheiro assinam termo para aulas práticas

0
169

Aprender na prática. É para isso que representantes da Prefeitura de Sorriso, a Associação de Produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e a Universidade de Cuiabá (Campus Sorriso) assinaram um termo de cooperação técnica para possibilitar aos alunos de cursos como Agronomia e Agronegócios o aprendizado na prática. Hoje, a instituição conta com mais de 320 alunos matriculados em 10 turmas que serão automaticamente beneficiados com o convênio.

O agrônomo Bruno Maia, servidor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), pontua que as aulas práticas serão realizadas em sítios indicados pela pasta. “Todos os sítios que os proprietários se dispuseram a participar contam a assistência técnica dos profissionais da Sama; todos integram algum dos programas ofertados pela Sama nas mais diversas áreas, como na bacia leiteira, fruticultura, produção de alimentos, de mel, hortaliças, frango caipira, dentre vários outros”, explica Bruno. O agrônomo completa que a aula prática seguirá o cronograma das aulas teóricas; “dessa forma será conciliado o duo prática/teoria”, frisa.

Atualmente, para as aulas práticas, os acadêmicos realizam visitas técnicas em algumas propriedades rurais. “Mas isso é realizado de forma esporádica; com o termo de cooperação técnica a prática será constante”, salienta o gestor da Sama, Marcelo Lincoln. O secretário acrescenta que o foco da pasta está no fortalecimento e crescimento da agricultura familiar, o que condiz com a parceria.

Para o prefeito Ari Lafin, nada mais adequado do que “aprender fazendo. E, nesse caso em especial poderemos conciliar todas as ferramentas que os produtores do Jonas Pinheiro já usam em suas propriedades com a atualização teórica que os acadêmicos levarão para o campo”, destaca.

A diretora do Campus da Unic/Sorriso, Danielle Gusmão, salienta que o Campus já tem outras parcerias em andamento com o Município. Um dos exemplos é o atendimento realizado na clínica de fisioterapia da instituição. Só no ano passado foram 1,5 mil atendimentos na clínica, todos encaminhados pela rede de saúde municipal. Para a diretora, da mesma forma que deu certo a parceria na saúde, também haverá uma troca positiva para a agricultura.

Também participaram da assinatura do termo integrantes da equipe técnica da Sama; a coordenadora do curso de Agronomia da Unic, Raquel Lima e o vereador Zé da Pantanal.

Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Decom