Guardas Municipais passam por testes de enquadramento para receber formação em SP

0
84
Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

O efetivo da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde realizou, nas últimas semanas, os testes necessários para enquadramento: o Teste de Aptidão Física (TAF), além da avaliação psicológica. Os agentes aprovados passarão por um curso de formação em segurança pública junto à Guarda Civil Municipal de Cotia, em São Paulo.

Entre as atribuições da capacitação, que tem duração de 30 dias, os guardas luverdenses serão treinados para o uso de armamento durante a atuação, conforme o novo estatuto que regulamenta a corporação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o curso será ofertado gratuitamente, por meio da parceria firmada entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cotia.

Para a realização do curso, os agentes foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira começa a formação em 9 de maio. Em junho, o restante do efetivo realizará o treinamento.

Os agentes não classificados em alguma das etapas de enquadramento terão o período de 12 meses para realização de um novo teste para a devida adequação aos requisitos exigidos para o cargo.

O secretário de Segurança Pública, coronel Cunha, explica que serão inúmeros os benefícios, tanto aos agentes, mas também à população e ressalta que os investimentos para a segurança serão um importante complemento a esse trabalho.

“Com todo o investimento que o Município tem realizado na área, teremos segurança pública de qualidade, que será referência não só no estado de Mato Grosso, mas também para todo o país”, pontuou o secretário.

Novo estatuto 

Em março deste, foi aprovada a Lei Complementar nº 222/2022, que cria a Guarda Civil Municipal, instituição de caráter civil, uniformizada e armada, e dispõem sobre a Organização, Estatuto e Plano de Carreira e regulamenta sua atuação no município.