Abelhas são retiradas de caixa de energia para projeto da apicultura

0
157
Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

O projeto para estruturação da apicultura em Lucas do Rio Verde continua em andamento pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Com apoio da pasta, um enxame foi retirado de uma escola, na Avenida Paraná, na última semana, e entregue a um apicultor interessado na produção.

De acordo com a secretaria, a colmeia estava no pátio da unidade escolar, dentro de uma caixa de passagem de energia. A solicitação de retirada dos animais foi feita pela direção da escola, pois as abelhas já teriam picado alguns alunos.

Um dos apicultores interessados em começar a produção de mel e derivados, com apoio do servidor e também apicultor, Cristiano Stumm, realizou a retirada das abelhas e levou para sua propriedade. A caixa foi levada para a chácara do produtor rural, na Comunidade Quatá.

Cristiano explica que a remoção é feita, primeiro, pelos favos de mel, que são retirados do local de origem e, cuidadosamente, levados para a caixa onde as abelhas produzirão. Os favos são amarrados nos quadros da caixa e, em seguida, as abelhas são retiradas.

Além da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto de incentivo à apicultura tem apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Orientação sobre enxames

O servidor da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ressalta que é preciso cuidado ao se deparar com um enxame, isso porque nós invadimos o habitat das abelhas para a construção das cidades.

“Temos que cuidar quando tem um enxame, não bater no local, tanto pessoas como animais domésticos. Elas só atacam quando são ameaçadas, então, além de manter distância da colmeia, é preciso acionar um apicultor para fazer a retirada segura”, explicou Cristiano.

Os apicultores são acionados por meio do Corpo de Bombeiros, via 193, ou no whatsapp da corporação em Lucas do Rio Verde (65) 99929-2844. Também é possível fazer a solicitação para a Guarda Municipal via 153.