Debater. Fiscalizar. Acompanhar e tornar as decisões transparentes. É com esse objetivo que os integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma) realizaram a segunda reunião de 2022 nesta segunda-feira (25). Em debate, quatro processos que buscam a regularização ambiental.
Presidente do Consemma, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, pontua que o Conselho foi criado em 2006 e tem caráter consultivo, deliberativo e orientativo. “Pelo Conselho nós buscamos promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental; cabe ao Conselho debater questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente do Município”.
E, segundo Marcelo, a reunião de hoje debateu o parecer técnico de processos ambientais de empresas que buscam a adequação ambiental. O secretário alerta que qualquer pessoa que tenha necessidade de algum serviço ambiental de baixa, média e alta complexidade, podem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Desde maio de 2014, o Município realiza a descentralização dos serviços ambientais que incluem licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades ambientais de impacto de âmbito local. Para quem quiser saber sobre o processo basta ou ligar no 3545-8353 das 7 às 13 horas ou procurar pessoalmente a Sama, na rua Marechal Cândido Rondon, ao lado da Praça Antenor Balbinot.
Autor: Claudia Lazarotto
Crédito de imagem: Sama