As lombadas eletrônicas instaladas em Lucas do Rio Verde, em funcionamento desde fevereiro, começam a emitir as multas por excesso de velocidade a partir desta sexta-feira (15). São, ao todo, 22 equipamentos instalados em pontos fixos da cidade, localizados na Avenida Brasil, Avenida das Nações, Avenida Universitária e Rodovia MT-449.
Segundo o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as lombadas eletrônicas passam a autuar de maneira automática a todos os condutores que passarem acima da velocidade permitida no local, de 40 km/h. Os equipamentos eletrônicos começam a funcionar após o período educativo de 60 dias.
“O posicionamento das lombadas foi feito em locais considerados críticos por excesso de velocidade, com registro de acidentes de trânsito monitorados pela Guarda Municipal e a Polícia Militar. Foram identificados 29 pontos, no total, e selecionamos os mais críticos para fazer a primeira etapa de instalação desses equipamentos”, explicou o engenheiro de trânsito da pasta, Igor Ataídes.
As multas serão emitidas conforme o art. 218 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB):
• Infração média (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%); valor da multa é de R$ 130,16 mais 4 pontos na carteira.
• Infração grave (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%); a multa é de R$ 195,23 mais 5 pontos na carteira.
• Infração gravíssima (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%); a multa é de R$ 880, 41 mais 7 pontos. Exceder a velocidade acima de 50% em relação ao limite, também gera a suspensão da CNH, e o condutor fica de dois a oito meses sem poder dirigir.
Em todos os pontos em que os aparelhos foram implantados, o Departamento de Trânsito instalou placas indicando a velocidade permitida, tachões, pintura dos sinalizadores, linha de redução de velocidade e área zebrada.
O especialista da pasta explica que, após um ano do funcionamento dos primeiros pontos, outros equipamentos serão posicionados em uma segunda etapa. “Vamos usar os outros pontos descritos no edital para o posicionamento, em uma segunda etapa, de novos equipamentos”, pontuou o servidor.
Ele destacou ainda a diferença entre as lombadas eletrônicas e as consideradas físicas, em relação ao posicionamento de cada uma nas vias e a respectiva velocidade a ser atendida por cada uma.
A lombada eletrônica é a mais indicada para locais onde a velocidade de circulação média é acima de 50km/h, de acordo com o CTB são consideradas vias arteriais. Já as ondulações transversais, que são as lombadas, e as faixas de travessia elevada, são consideradas para vias com velocidade de circulação menor, entre 30 e 40 km/h.
“A orientação é que seja redobrada a atenção e o cuidado dos motoristas, tentar evitar o excesso de velocidade nas vias e, principalmente, se atentar aos ciclistas e pedestres, pois o maior precisa cuidar do menor no trânsito”, finalizou o especialista em trânsito.