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Sorriso – Prefeitura debate com taxistas, moto-táxistas e motoristas de aplicativo condições de acesso à Exporriso

Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vanderly Gnoato dá um conselho para todos aqueles que desejam aproveitar os quatro dias da Exporriso (11ª 14 de maio) com segurança e tranquilidade: deixe o carro na garagem e chame ou um taxista, ou mototaxista, ou ainda, um carro por aplicativo.

E foi justamente para tratar do acesso ao evento que o prefeito Ari Lafin participou nesta manhã (12) de uma reunião com representantes das associações de taxistas, moto-táxistas e motoristas de aplicativos.

A intenção, conforme Ari, é criar um plano de trabalho único que integre as orientações das forças de segurança, a organização da empresa promotora do evento e que possibilite aos taxistas, moto-táxistas e motoristas de aplicativos chegar o mais próximo da entrada da festa para o embarque e desembarque de passageiros.

O prefeito reforça que grupos de trabalho como esse estão sendo realizados com os vários setores envolvidos na Exporriso. “São várias pastas atuando em conjunto para ofertar segurança aliada à diversão para quem for à festa”, frisa.

Confira todas as ações em andamento, já pontuadas em reuniões anteriores:

Reforço na iluminação

Entre os itens para tornar o local mais seguro está a sequência do “Sorriso Iluminado”, que consiste na troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que ofertam mais luminosidade com menos consumo de energia elétrica. “Conversamos com a equipe, e, nos próximos dias, toda a região deve contar com a nova tecnologia, que já faz parte da Mário Raiter, que passa na lateral do CTG e da Mato Grosso, que passa na frente”, acrescenta o gestor.

Ingresso solidário

O desafio é grande, visto que a expectativa é que por volta de 30 mil pessoas circulem no local em cada um dos quatro dias da festa, que vai contar com rodeio e shows em todos os dias. Mesmo sem a cobrança de ingressos, que for ao local pode contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fará a distribuição, a partir do crivo técnico de seus profissionais, a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Shows

Quem abre a cartela de shows, no dia 11, é o prata da casa Gabriel Marcolan e, na sequência, o DJ Alok segue no comando da festa. Na quinta-feira (12), o show será da dupla Zé Neto e Cristiano e no dia 13, quando Sorriso comemora seus 36 anos de emancipação político-administrativa, quem assume o microfone é Gustavo Mioto. A festa será encerrada, no dia 14, com os Barões da Pisadinha.

 

Trânsito

Para garantir fluidez ao tráfego de veículos, sejam os grandões para o transporte dos animais do rodeio, sejam os carros e motos de quem vai curtir a festa, já estão sendo mapeados possíveis gargalos. Para tanto, o diretor da empresa organizadora, Diogo Oliveira Cardoso; o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires; e o comandante do 12.º Batalhão de Polícia Militar, Jorge Almeida, verificarão, com base no croqui do local da festa, e também in loco, alternativas para entrada e saída de veículos, assim como locais para estacionamento.

Planejamento da empresa

Diretor-geral da Bakana Produções, Diogo Oliveira Cardoso, explica que tudo está sendo pensado em detalhes. “Já alugamos uma área para servir de estacionamento e está sendo contratada uma empresa de segurança para atuar de maneira espalhada em vários pontos do local, assim como reforçar o cuidado na entrada da festa”, adianta, complementando que duas ambulâncias home care também serão garantidas pela organização.

 

Forças policiais

“Como se trata de um evento público, a PM também estará presente para garantir a segurança no local”, explica Jorge Almeida, destacando que já foi solicitado o reforço do 1.º Esquadrão Independente de Policiamento Montado, a Cavalaria de Nova Mutum.

Assim como o policiamento ostensivo será reforçado durante a festividade, a Polícia Judiciária Civil (PJC) também vai disponibilizar o serviço de confecção de boletins de ocorrência no local da festa. “Estamos à disposição para fazer este trabalho e evitar que a pessoa que tenha sido vítima de um pequeno furto, por exemplo, ou que tenha extraviado os documentos, precise se deslocar até a delegacia para fazer o B.O”, informa.

“Temos que destacar o indispensável papel do Corpo de Bombeiros no processo, desde a emissão do alvará e fiscalização para que toda a estrutura da festa obedeça a todos os critérios de segurança, assim como o trabalho de apoio durante o evento”, ressalta Moura, acrescentando outros encontros serão necessários, assim como o diálogo com representantes de outros setores também.

Autor: Claudia Lazarotto com Nádia Mastella
Crédito de imagem: Reginaldo de Souza

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