Saúde desenvolve projeto de educação permanente para servidores da Atenção Básica

0
80
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Para fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está desenvolvendo um projeto de educação permanente. As ações do Projeto de Intervenção in Loco (PIL) serão desenvolvidas durante todo o ano em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal.

A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.

O cronograma de atividades voltadas aos servidores dos PSFs foi elaborado a partir de temas pré-definidos, como pré-natal, hipertensão e diabetes, e dividido em etapas para contemplar atividades dentro e fora das unidades.

“Nas oficinas, os servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos e adquirir diversas habilidades técnicas e humanas, necessárias ao exercício de suas atividades. É um aperfeiçoamento dos servidores nas atividades específicas dos cargos e como integrantes das equipes interprofissionais. As oficinas serão importantes também para a troca de experiências e compartilhamento de técnicas, onde todos poderão ensinar e aprender”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi

Para a realização das atividades, a Secretaria levou em conta o cronograma (anexo) dos dias que cada PSF já tem reunião de equipe, mantendo o atendimento ao público normal nas unidades nos demais dias da semana.

Até o momento, duas oficinas foram realizadas. A primeira com orientações sobre o projeto de educação permanente, propostas das capacitações e temáticas a serem trabalhadas, apresentada pela equipe multidisciplinar do projeto.

A segunda oficina abordou ética profissional, comunicação assertiva, acolhimento e empatia, tendo como facilitadores o psicólogo Rhandal Henrique e a equipe da Controladoria Interna Municipal.

Durante o mês de maio, os servidores terão mais duas oficinas, para estudar sobre triagem, semiologia, prontuário e cadastro do usuário, além de atividades práticas sobre todos os processos que envolvem o pré-natal, tema que também deve ser abordado em um simpósio previsto para junho.

A partir de julho, a Secretaria de Saúde dará início ao segundo módulo do Projeto de Intervenção in Loco, com atividades e abordagens sobre hipertensão arterial sistêmica, incluindo a realização de quatro oficinas e o segundo simpósio do PIL.

Para o terceiro módulo, a partir de outubro, os trabalhos terão como tema a diabetes, com estudos e práticas e o terceiro simpósio previsto para dezembro.

Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs, como encontro de gestantes, grupo de hipertensos e de diabéticos, entre outras atividades.