Feriado da Padroeira de Lucas do Rio Verde é nesta sexta-feira (13)

0
85
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

O Dia da Padroeira de Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, será nesta sexta-feira (13). O feriado municipal foi estabelecido neste ano pelo Decreto Municipal nº 5.769/2022 e na data somente os serviços essenciais funcionam.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, revitalizou a pintura da estátua da Santa, além da manutenção do local, com uma nova ornamentação e limpeza.

Confira a programação organizada pela igreja para 13 de maio:
•    4h30 – Pedal da Padroeira – Saída: Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Perimetral) à Igreja Matriz
•    18h – Terço Mariano (Praça da Matriz)
•    18h30 – Missa Solene (Praça da Matriz)

Conheça a história de Nossa do Rosário de Fátima 

A data em que é celebrado o Dia da Padroeira foi estabelecida em alusão a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917.  Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi escolhida pelos próprios moradores de Lucas do Rio Verde como padroeira do município, na década de 80.

A lei que estabelece a data como feriado municipal foi assinada em 1989, na gestão do primeiro prefeito da cidade, Werner Kothrade.

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento, no lugar de Fátima, sendo a primeira aparição no dia 13 de maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.

A aparição é associada também à Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria havia identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.