PF cumpre mandados em Lucas do Rio Verde contra investigados por importação ilegal de agrotóxicos

0
86
© Divulgação/Polícia Federal

Operação Mãe-Terra combate importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira

A Polícia Federal deflagrou hoje, quinta-feira (12/5) a Operação Mãe-Terra, com objetivo de apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira. Quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop/MT, foram cumpridos em endereços residenciais e comercial localizados nos municípios de Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde/MT.

As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso/MT e região.

Segundo informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.

A Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões, dos quais grande parte sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.

O próximo passo da Polícia Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 1 a 4 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 2 a 4 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.

 

Por CenárioMT