FRIO INTENSO em todo o Brasil

0
88

A partir de segunda-feira (16) uma grande parte do país deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio. Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul e o ápice será entre os dias 16 e 22.

De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, há previsão de neve e “chuva congelante” para estados do Sul e geadas para outros trechos do país.

Apesar do possível frio intenso, apenas uma capital brasileira deve bater o recorde de frio para o mês, de acordo com os dados já disponíveis para o período, que podem ainda sofrer atualizações. Goiânia teve registrar mínima de 4ºC na quinta-feira (19), segundo a Climatempo.

Outras capitais devem chegar perto do recorde de menor temperatura:

  • Belo Horizonte: a capital mineira pode registrar 8ºC na quinta-feira (19). O recorde é 7,5ºC, registrado no dia 20 de maio de 1977.
  • Cuiabá: a previsão é de 8ºC também na quinta-feira (19). O recorde também foi registrado em 1977 – 7ºC no dia 18 de maio daquele ano.
  • Florianópolis: os termômetros devem apontar para 6ºC na terça-feira (17). O recorde de temperatura mínima é mais recente: 4,6ºC no dia 30 de maio de 2007.

 

Segundo o especialista da Climatempo, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”.

 

Imagem computadorizada de quinta (12/05) mostra massa de ar frio (laranja) e alta pressão ao sul do continente sulamericano — Foto: Universidade do Maine

Imagem computadorizada de quinta (12/05) mostra massa de ar frio (laranja) e alta pressão ao sul do continente sulamericano — Foto: Universidade do Maine

Frio abaixo de 10ºC em SP

 

Frio em São Paulo no ano passado — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Frio em São Paulo no ano passado — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Um dos marcos deste frio atípico é a previsão de temperatura abaixo de 10°C em São Paulo. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação do Mirante de Santana, a oficial da capital São Paulo, registrou 9,5°C em 2016.

No sul, há condições para temperaturas abaixo de zero. Em Urupema, de acordo com Soares, é possível que os termômetros cheguem a -8°C.

Por G1