Desfiles de costura e apresentação de bolos marcam encerramento de cursos

0
156
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Buscando qualificar profissionais na área de costura industrial do vestuário e na confeitaria em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Assistência Social e o Senai ofereceram os dois cursos na cidade. Com carga horária de 200 e 220 horas, respectivamente, o curso de Costura Industrial do Vestuário iniciou em 09 de fevereiro e o de Confeiteiro, 31 de janeiro.

A Secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, explica que a escolha dos cursos se dá pelas principais necessidades que o município tem de profissionais. “Trabalhadores mais qualificados na costura, não apenas de pequenos reparos, mas que saibam os truques da alta-costura, de alfaiataria, por exemplo, estão em falta no mercado. Na confeitaria, mercado que está em ascensão, busca talentos, pois não basta saber fazer uma boa receita de bolo. A criatividade é a cereja do bolo. São dois cursos que vão acrescentar na vida de quem participou e eu fico muito feliz por eles. É oportunidade de renda extra ou uma nova profissão”, acrescenta Janice.

Para o fechamento dos cursos, realizado no dia 02 de maio, além da entrega dos certificados, os capacitantes organizaram um desfile com as peças de roupas criadas e os bolos.

Maria Isabel Martins, de 54 anos, é costureira e adorou o curso. “Foi um conhecimento que eu estou apaixonada, né? Inclusive nesse vestido que eu confeccionei. Ele tem forro, acabamento, detalhes. Eu aprendi agora e estou muito orgulhosa do resultado por ser minha primeira peça. Então foi algo muito importante. O curso veio para somar o pouco que eu já sabia. Já tenho até novas clientes, me ligaram já esperando meus próximos trabalhos”, revela Maria, orgulhosa.

A instrutora do curso de costura, Melissa de Almeida Dionísio, ressaltou a experiência de ministrar o curso e a responsabilidade de capacitar novos profissionais. “Eu recebi pessoas de todo o tipo, alguns profissionais, outros nem sabiam o que queriam e outros achavam que gostavam da costura. Com o tempo, eles foram se encontrando ali, sendo uma experiência muito divertida deles se desenvolvendo, foi incrível. Eu acredito muito no potencial deles e sei que são capazes. Em vocês eu acredito. Se tem uma coisa que ninguém tira deles, é o conhecimento”, salienta.

Bolos decorados tomaram conta do auditório do Paço, local escolhido para o encerramento dos cursos. Mirian Silva Santos já produz bolos e faz deles sua fonte de renda. Fez o curso para ter mais conhecimentos e agora pretende expandir os negócios. “Meus primeiros bolos eu vendi na Avenida Mato Grosso. Comecei de porta em porta. Hoje em dia eu vendo também na Prefeitura. O bolo de maior sucesso foi o de milho com requeijão. Agora, após o curso, Lucas do Rio Verde pode esperar novidades, como flores e frutas desidratadas. Agora eu posso dizer que sou confeiteira, com muito orgulho”, enaltece Mirian.

Carlos Henrique de Oliveira, 24 anos, é confeiteiro há seis anos e ensinou as variadas técnicas de produção aos alunos. “Foi uma gratidão imensa ensinar meus conhecimentos a eles e ajudou muito no meu crescimento profissional. Ensinei a fazer bolos caseiros, doces, salgados e confeitados. Desejo a quem aprendeu comigo imensamente que Deus abençoe a todos eles, que possam prosperar porque é uma profissão muito bonita. Pegamos o produto cru e transformamos”, finaliza.