Vacina BCG passa a ser ofertada apenas no PSF Rio Verde

0
172
Foto: Agência Saúde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que dada a disponibilidade limitada da vacina BCG no estoque nacional, em razão de dificuldades na aquisição do imunobiológico, o imunizante não será mais oferecido no Hospital São Lucas.

 

A partir desta segunda-feira (30), a vacina passará a ser realizada apenas no PSF Rio Verde e para receber o imunizante é preciso agendar no PSF de referência (origem).

 

A aplicação da vacina será toda segunda, quarta e sexta-feira, com início sendo ofertadas 12 vagas a cada dia, quatro vagas às 13h30, quatro vagas às 14h e outras quatro vagas às 14h30.

 

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, explica que cada frasco da vacina rendem 12 doses, que devem ser aplicadas em até seis horas. “Nós recebemos a orientação do laboratório de fabricação para que o frasco da vacina, ao ser aberto, seja usado em até seis horas para não perder o efeito, por isso optamos pelo agendamento”, afirma.

 

De acordo com ofício do Ministério da Saúde, haverá diminuição do quantitativo de doses dessa vacina a ser distribuída aos estados. Para que não haja desabastecimento nos serviços de vacinação, o consumo médio mensal da vacina BCG, calculado com base nas doses distribuídas aos estados, será readequado e passará para 500 mil doses/mês. Há previsão de manter esta readequação pelos próximos sete meses.

 

Tão logo a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada, Ministério da Saúde retomará a distribuição deste imunobiológico, conforme a solicitação das unidades federadas.

 

Vacina BCG
A vacina BCG é muito importante para a saúde do recém-nascido. Ela é a imunização contra a forma grave da tuberculose e, normalmente, é aplicada ainda na maternidade, em dose única.