Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Eduardo Leite – Renunciou, não decolou e deseja retornar ao governo do RS

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (13/6), a candidatura ao governo do estado. Leite havia deixado o governo em março deste ano para tentar ser o nome do PSDB à Presidência da República, mesmo tendo perdido as prévias no partido para o ex-governador de São Paulo João Doria.

Ele chegou a conversar com o PSD, que oferecia a ele a vaga para a candidatura. No entanto, a articulação não prosperou.

A costura para a candidatura de Leite passa pela aliança nacional firmada entre PSDB e MDB em torno da candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Planalto. O PSDB indicará um nome para ser vice de Tebet e o MDB indicará, agora, o vice de Eduardo para o governo gaúcho.

“Princípios”

Ao anunciar sua candidatura, Leite descumpriu uma promessa que sempre fez: a de não ser candidato à reeleição. No entanto, ao anunciar seu nome nesta segunda, ele tentou justificar sua candidatura considerando que “mudou de ideia, mas não de princípios”. Ele, alegou que, ao deixar o cargo em março, todas as suas possibilidades se abriram.

“Essa decisão é uma decisão coletiva. Ouvi diversas opiniões, não só a minha”, disse. “É legítimo, é benéfico, separar o governador do candidato e eu só concorreria dessa forma. O Rio Grande do Sul virou o jogo, mas o jogo não terminou.”

“Estar fora do cargo é a única condição para que eu e possa disputar de novo o governo”, disse ao anunciar a candidatura.

“Mudei de opinião mas não mudei de princípios”, disse. “A renúncia me dá essa condição”.

Na semana passada, o presidente do PSDB , Bruno Araújo (PE), anunciou o apoio da legenda à candidatura de Tebet. O nome mais provável para ser vice de Simone é o do senador Tasso Jeireissatti (CE).

 

Sair da versão mobile