Desmatamento Ilegal – PF prende 15 caminhões e 3 tratores

0
107

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, está atuando desde o começo de junho no âmbito da operação contínua Onipresente, no norte do estado de Mato Grosso na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em terras indígenas.

Na madrugada do dia 22, foram interrompidas as atividades de 15 caminhões carregados de madeira na Terra Indígena Aripuanã na região das aldeias Taquaral e Divisa, além de 3 tratores e 3 motos. Esta é uma área muito extensa de desmatamento com estradas que vão de  Aripuanã até Rondônia dentro da Terra Indígena. Calcula-se, que todos os dias saem dessa área de desmatamento pelo menos 10 caminhões carregados de toras de alto valor

Ressalta-se que pela grande extensão a ser fiscalizada, as equipes conseguiram apenas nesta madrugada realizar o equivalente à 10 dias de trabalho.

Além da ação dessa madrugada, nos dias anteriores equipes também atuaram nos seguintes locais:

– Garimpo  no Rio Roosevelt onde foram inutilizadas 6 balsas, 1 caminhão e 3 motos.

– Garimpo na Terra Indígena Aripuanã no ponto do Tamari inutilizados 6 motores e 1 Pá Carregadeira. Importante ressaltar que esse ano já foi realizada uma ação na mesma localidade que havia desmantelado o garimpo e agora, a ação  reprimiu a tentativa do retorno da atividade garimpeira. Esse ponto também foi alvo da Op. Ato Reflexo que resultou na prisão  de um servidor da Funai e um cacique que recebia 20% de todo ouro extraído da terra indígena.

– Fiscalização Terra Indígena Kayabi, Kaiapó, Zoró e no Parque Nacional do Xingu.

A escolha  das localidades fiscalizadas foi feita  através  de monitoramento  via satélite  no sistema Planet, que é capaz de detectar  desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma  casa.  Dessa forma, foi possível uma ação assertiva e eficiente.

Onipresente é uma operação contínua na qual atuam em  conjunto a Polícia Federal e Ibama pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo  Federal.

Fonte: folha Max